www.aldeia.org | Actividades | Cursos e Encontros
Campanha captura ilegal
 
 

14 e 15 de Abril de 2007

Jornadas: Medicina da Conservação


 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Alojamento  |  Apoios


LOCAL: Delegação do Parque Natural da Serra da Estrela, em Gouveia. (Av. Bombeiros Voluntários, nº8)

Sábado, 14 de Abril

9:00 – Abertura do Secretariado
9:30 – Abertura e apresentação das Jornadas

10:00 – A Medicina da Conservação – Introdução e Conceitos Básicos. Ricardo Brandão. CERVAS/PNSE (resumo)
10:15 – A Medicina da Conservação em Portugal - ponto de situação e perspectivas futuras. Nuno Marques Pereira. Oceanário de Lisboa/Grupo Lobo/ISPA-IBBG & Pedro Melo, Lx-CRAS (resumo)

10:30 – Vigilância Sanitária em Espécies Cinegéticas (resumo)
- Doenças Infecciosas e Conservação de Coelho bravo
- Tuberculose em Javali em Portugal.
Nuno Santos. PNPG/Pygargus serviços veterinários Lda.

11:30 – Intervalo

11:45 – Epidemiologia da Gripe Aviária em Aves Selvagens. Nuno Santos. PNPG/Pygargus serviços veterinários Lda.

12:30 – Discussão
13:00 – Almoço

15:00 – Artrópodes e Saúde Pública. Isabel Carvalho. Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas/INSA (resumo)

15:45 – Roedores e a sua importância na Saúde Pública. Fátima Amaro. Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas/INSA (resumo)

16:30 - Apresentação de poster: Efeitos da criação de gado no risco de malaria humana - um estudo caso-controlo na Etiópia. A.I.O. Franco, C.R. Davies, P.G. Coleman. London School of Hygiene and Tropical Medicine, London, United Kingdom

16:45 – Intervalo

17:00 – Zoonoses em Aves Silvestres. Filipe Martinho. NYCTEA - Serviços de Natureza e Ambiente, Lda (resumo

17:45 – Doenças em Aves Silvestres - Causas, Importancia e Impacte na Conservação das Espécies. Ursula Hofle. CIA / IREC - Instituto de Investigación en Recursos Cinegéticos / CERI - Centro de Estudios de Rapaces Ibéricas (resumo)

18:30 – Seguimento de Doenças em Aves Silvestres - Diagnóstico, Estudos e Programas de Epidemiovigilância. Ursula Hofle. CIA / IREC - Instituto de Investigación en Recursos Cinegéticos / CERI - Centro de Estudios de Rapaces Ibéricas (resumo)

19:15 – Discussão
19:30 - Encerramento 


Domingo, 15 de Abril

9:15 – Doenças em Mamíferos Marinhos. Jorge Soares. Badoca Safari Park (resumo)
10:00 – Monitorização Sanitária de Carnívoros Selvagens. Rodrigo Serra. Investigação Veterinária Independente (resumo)
11:00 – Intervalo

11:15 – Contributos dos Centros de Recuperação de Fauna para a Vigilância Sanitária. Ricardo Brandão. CERVAS/PNSE (resumo)
11:30 – Contributos dos Zoos para a Vigilância Sanitária de Espécies Selvagens. Jorge Soares. Badoca Safari Park (resumo)
12:00 – Apresentação de proposta de Rede de Epidemiovigilância Sanitária da Fauna Selvagem em Portugal. Pedro Melo. Lx-CRAS & Yolanda Vaz, Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa (resumo)
12:20 – Debate

13:00 – Almoço
15:00 – Sessão de trabalho: Início da organização de Jornadas Nacionais de Sanidade em Fauna Selvagem.
17:00 – Encerramento das Jornadas 

ORADORES:

Isabel Lopes de Carvalho - licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a concluir o mestrado em Microbiologia Clínica na Faculdade de Medicina de Lisboa. Actualmente encontra-se a trabalhar no Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge em borreliose de Lyme e tularémia. Os principais interesses de investigação centram-se na Microbiologia de agentes transmitidos por vectores que causem doença no homem.

Fátima Isabel Falcão Amaro - licenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais Terrestres pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Mestre em Gestão e Conservação da Natureza pela Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade do Algarve. Actualmente a trabalhar no Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Saúde e a fazer doutoramento pela FCUL, na área da Microbiologia, sobre flebovírus (vírus transmitidos por flebótomos). Os principais interesses de investigação são os vectores (roedores e artrópodes) e vírus por eles transmitidos ao Homem.

Filipe Martinho - licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (FMV-UTL) em 2002. Desde essa data, tem realizado diversos cursos e estágios de formação em Espanha e nos Estados Unidos e exercido actividade clínica sobretudo na área da medicina de espécies exóticas e silvestres. Mais recentemente, tem colaborado nas disciplinas opcionais de Clínica e Patologia de Animais Silvestres e Clínica de Espécies Exóticas leccionadas na FMV-UTL. Actualmente, está ainda a realizar o trabalho de tese de Mestrado em doenças Infecciosas Emergentes, pela Faculdade de Medicina de Lisboa, subordinado ao tema das zoonoses transmitidas por Aves silvestres para obtenção do grau de Mestre e é sócio de uma empresa de consultoria e gestão ambiental.

Ursula Höfle – licenciada em Medicina Veterinária pela Tieraerztliche Hochschule, Hanover (Alemanha) em 1995. Doutorada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Veterinária de Justus-Liebig Universität, Huyesen (Alemanha) em 2002. Patologista Veterinaria no Centro de Estudios de Rapaces Ibéricas (CERI) entre 1996-2002. De 2002 até à actualidade tem sido consultora de doenças infecciosas da fauna silvestre para o CERI, e coordenadora da rede epidemiológica de centros de recuperação em Castilha – La Mancha. Bolseira pós-doutoral no Instituto de Investigación en Recursos Cinegéticos (IREC) de 2002 a 2004. De 2005 até à actualidade tem sido investigadora contratada no Centro de Investigaciones Agropecuarias (CIA) Deheson del Encinar da Junta de Comunidades de Castilla – La Mancha. Coordenadora da rede de vigilância sanitária da fauna silvestre de Castilla – La Mancha, com dois projectos e um sub-projecto sobre Influenza Aviar em aves silvestres. Actualmente é investigadora visitante do IREC e dirige a tese de uma bolseira do Instituto Trabalha fundamentalmente em doenças infecciosas de aves silvestres (partilhadas com as aves domésticas) e em especial na Influenza Aviar, West Nile Virus e Trichomonas gallinae em espécies de aves ameaçadas.

Nuno Santos - licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa em Março de 1997. Desde então tem trabalhado com animais selvagens, nomeadamente no Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Parque Nacional da Peneda-Gerês, no Sistema de Monitorização de Lobos Mortos e no Banco de Tecidos de Vertebrados Selvagens, e em vários estudos sobre sanidade de espécies cinegéticas e protegidas. Presentemente finaliza a tese de mestrado em Saúde Pública Veterinária sobre tuberculose no Javali (Sus scrofa) em Portugal.

Pedro Miguel Canavilhas de Melo - licenciado em Medicina Veterinária em 1989 pela Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Saúde Pública Veterinária em 2006 pela Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade Técnica de Lisboa. Prestou apoio clínico médico-cirúrgico ao Centro de Recuperação de Aves do Parque Natural da Ria Formosa (ICN) nos anos de 1992 a 2002. É acessor clínico do Lx-CRAS - Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Lisboa (CMLisboa) desde o ano de 1996, onde actualmente acumula as funções de coordenador. É o Médico Veterinário Responsável do Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Núcleo da Quercus de Santo André, desde 1999. Organizador e orador convidado em vários congressos, cursos,seminários e conferências. Autor e co-autor de artigos publicados na área da Medicina e Biologia da Conservação. Professor convidado da disciplina opcional Patologia e Clínica de Fauna Silvestre Autóctone da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.

Nuno Marques Pereira - licenciado em 1986 pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa. Médico Veterinário do Oceanário de Lisboa. Médico Veterinário do Grupo Lobo, onde intervém no CRLI (Centro de Recuperação do Lobo Ibérico) e apoia os projectos de investigação do Grupo. Consultor Veterinário, desde 1992, em projectos de investigação de Ecologia e Conservação de Mamíferos, em particular Carnívoros (Canídeos, Mustelídeos, Viverrídeos, Herpestídeos e Felídeos) e Répteis (Lagarto-de-água), no âmbito de projectos de investigação do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Docente convidado da Universidade Lusófona (Anatomia e Fisiologia de Animais Aquáticos e Exóticos). Consultor Veterinário da Unidade de Investigação em Eco-Etologia / IBBG / ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Clínica Veterinária João XXI – Medicina de pequenos animais e de animais exóticos.

Jorge Francisco Soares - Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária .Mestrado em "Wild Animal Health" pela Universidade de Londres & Instituto de Zoologia de Londres. Certificado em Medicina Veterinária pelo Royal College of Veterinary Surgeons (Reino Unido). Trabalhou em Espanha, Reino Unido e nos USA, sempre na área da medicina zoológica. Fez diversos estágios em Espanha, Holanda, Reino Unido e nos USA. Foi orador em diversos congressos na Escócia, Irlanda, Inglaterra, USA e Portugal. Desde 2004 é o Director da Colecção Animal & Serviços Médico-Veterinários do Badoca Safari Park e professor convidado na Universidade de Évora e Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.

Rodrigo Cunha Serra - licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Técnica de Lisboa (FMV-UTL), em 2000. Curso de mestrado em saúde de animais selvagens realizado no Jardim Zoológico de Londres (Royal Veterinary College / Institute of Zoology, University of London, Reino Unido), curso de 2000-01, tendo efectuado tese sobre medicina preventiva de chitas (Acinonyx jubatus) em cativeiro. Médico Veterinário para o Okavango Lion Conservation Program, República do Botswana, coordenando e executando projectos de avaliação sanitária / epidemiológica e monitorização prospectiva de saúde de Leões Africanos (Panthera leo) desde Setembro de 2001 ao corrente. Coordenador para a reprodução em cativeiro e restantes iniciativas de conservação ex-situ previstas na proposta de Plano de Acção para a Conservação do Lince Ibérico (Lynx pardinus) (ICN, 2004), em assessoria ao Coordenador da Estratégia Nacional para a Conservação do Lince Ibérico desde 2003 ao corrente. Membro dos grupos de maneio e aspectos sanitários do Comité de Cria em Cativeiro de Lince Ibérico, Espanha, desde 2004 ao corrente. Investigador convidado do Clinical Lab, Universidade de Zurique, Suíça, na área de monitorização epidemiológica de carnívoros selvagens, com especial ênfase na avaliação sanitária e epidemiológica de populações de Leões Africanos, de Junho de 2006 ao corrente.

Ricardo M. L. Brandão - licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2002. Pós-graduando em Biologia da Conservação. Coordenador do Programa Antídoto – Portugal desde 2003. Técnico colaborador do Instituto da Conservação da Natureza, prestando serviços Veterinários no Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) no Parque Natural da Serra da Estrela desde 2005. Colaborador de várias associações de Conservação da Natureza e Desenvolvimento Rural.


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org