www.aldeia.org | Actividades
Campanha captura ilegal
Notícias
 
Associações da Serra da Estrela denunciam falta de transparência e participação no PRPNSE
 
Município do Sabugal renova protocolo com a ALDEIA até 2028
 
 

16 a 18 de Setembro de 2010

II Jornadas de Eco-Construção

Baguim do Monte - Rio Tinto - Auditório Lipor

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Apoios  |  Inscrição

Acreditando que o presente é fruto de um passado sustentável, torna-se urgente resgatar essa antiga sabedoria em que Homem e o seu desenvolvimento viveram em equilíbrio e nos trouxe até hoje. Sentimos que esse equilíbrio foi quebrado e a pegada deixada caminha para níveis irreversíveis. Será a sociedade capaz de devolver este equilíbrio à natureza e deixar que a mesma torne possível a vida de gerações futuras? Esse é o desafio. São agora inegáveis as “suspeitas” de uma degradação ambiental sem precedentes, violando ecossistemas e biodiversidade, mas também é certo o despertar para esta ECO Realidade, a forma como politicas ambientais e energéticas se vêm aproximando de condutas e acções que promovam o baixo impacte são indícios de que o tempo é de mudança de mentalidades. Questões como o mercado do carbono, a gestão de resíduos, reciclagem, energias endógenas são já um bom exemplo aplicado.

Com a certificação energética dos edifícios conseguiu-se sensibilizar para o uso eficiente da energia, classificando energeticamente os edifícios. Outro passo importante, e pioneiro na Europa, foi a implementação da avaliação da qualidade do ar interior nos edifícios, promovendo a segurança dos seus utilizadores e a sustentabilidade dos mesmos.

Falta, porém, medidas que sensibilizem para uma melhor utilização dos recursos, promover a aplicação de materiais autóctones e de produção na proximidade, uso materiais nobres e/ou reciclados, estudo do ciclo de vida de materiais a usar, a importância do edificado e a reabilitação sustentada, são alguns exemplos, entre muitos outros.

A Aldeia, cuja missão passa por contribuir para um desenvolvimento sustentável, fundamentado na conservação da Natureza e na preservação da Cultura e Tradições que sobrevivem nos meios rurais vem reeditar as Jornadas de Eco Construção de 2007, esperando que se concretize o êxito da altura e que a Eco Construção seja cada vez mais uma realidade.

Será possível construir o futuro aproveitando a forma sábia como os nossos antepassados o fizeram, não abdicando do conforto e tecnologias disponíveis?

Acreditamos que sim, e prova disso são as inúmeras iniciativas e projectos a surgir em Portugal e pelo Mundo que aplicam e divulgam estes e outros conceitos para uma construção sustentável e ecológica, para uma vida em harmonia com a natureza.

Os temas estão lançados e o convite feito, acreditamos neste futuro, por isso tratamos do presente!

O nosso atraso, por vezes, é o nosso avanço!


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org