www.aldeia.org | Projectos | Mundo Rural
Campanha captura ilegal
 
 


Young Looks On the Old World

Vimioso (Portugal) - Prespa (Grécia) - Amoedo (Galiza) - Alicante (Espanha)

Projecto de Fotografia no Mundo Rural
 
Apresentação


Nos termos do Programa “Juventude em Acção”, a Associação ALDEIA elaborou um Projecto chamado “
Young Looks On the Old World” (Jovens Olhares sobre o Velho Mundo), que consiste numa reflexão sobre o Mundo Rural ao olhar dos jovens que o habitam, através da 8ª arte. Parceiros de outros países europeus foram convidados a participar nesta acção, onde foram realizados workshops de introdução aos conceitos e técnicas fotográficas. Foi pedido a um grupo de participantes em cada país para enveredar numa expedição fotográfica de (re)descoberta das suas aldeias e, como parte integrante destas, registar os aspectos da sua vida quotidiana (artes e ofícios mais importantes, património local, celebrações mais frequentes, aspectos ambientais, relações interpessoais, entre outras).

Este projecto terá lugar simultaneamente em Prespa (Grécia), Amoedo (Galiza), Alicante (Espanha) e Vimioso (Portugal) encontrando-se a cargo da Associação grega Cultural Triangle of Prespa , da Organização espanhola Imagen en Acción e da Associação ALDEIA.
O nosso objectivo é o de trabalhar em conjunto com outras entidades de desenvolvimento rural para a criação de estruturas que melhor possam suportar as actividades juvenis e promover a comunicação entre diferentes jovens dando-lhes a possibilidade de partilharem os seus pontos de vista do mundo rural.
Através da fotografia, estes aprenderão e aprofundarão a sua própria perspectiva visual da sociedade e do meio rural em que vivem, explorando as suas capacidades pessoais e aprendendo a “ler” as imagens descodificando a verdadeira mensagem que reside em cada imagem ou momento/demonstração de fotografia e, consequentemente de arte.
O tipo de relação que ele/ela estabelece com o que o rodeia é uma forma de aceder ao mundo interior de cada um e às diferentes perspectivas que estes terão acerca dos temais mais importantes da sua cultura.
Este projecto, actualmente a decorrer na fase de recolha das imagens pelos participantes, culminará numa exposição a realizar em Vimioso, entre os dias 4 e 9 de Novembro.      

 


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org