www.aldeia.org | Actividades | Expedições e Passeios
Campanha captura ilegal
 
 

30 de Setembro a 02 de Outubro de 2011

Festival de Observação de Aves

Vila do Bispo - Sagres

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização

Sagres é uma região muito especial. Não só a paisagem que a rodeia é espectacular, como o seu patrimonio biológico é único na Europa. Aqui podemos encontrar uma enorme diversidade de habitats, desde os marinhos aos florestais, passando pelos os estuarinos, os dunares e os agrícolas, que albergam, naturalmente, centenas de espécies de fauna e flora. Destacam-se vários endemismos florísticos, numerosos cetáceos, mamíferos terrestes e, claro, muitas aves. Estas são a principal atracção deste festival que em 2010 deu a conhecer, em apenas tres dias, mais de 100 espécies. Um número que em 2011 pretende ser superado, uma vez que durante a migração outonal é comum a observação de mais de 190 espécies nesta zona. E claro que, entre estas, contam-se muitas preciosidades, como a Águia-imperial, o Abutre-preto, a Cegonha-preta, o Falcão-da-rainha, a Águia de Bonelli, a Pardela-de-barrete, o Falaropo-de-bico-fino, a tarambola-carambola, entre outras.

Por isso mesmo, a Câmara Municipal de Vila do Bispo em parceria com a Associação Almargem e a SPEA voltam a preparar um programa recheado de actividades, dirigido a diferentes públicos, de forma a dar a conhecer alguns destes símbolos alados da região. Saídas de campo para iniciantes, passeios de barco, acções de monitorização com especialistas, palestras temáticas, cursos, jogos, tertúlias, actividades de educação ambiental, são apenas algumas delas. E o esforço colectivo que existe em torno deste evento é igualmente de salientar. Os agentes locais, incluindo alojamentos, restauração e animação turística, uniram-se para bem receber os participantes oferecendo preços especiais e outras vantagens.

A ALDEIA estará representada neste festival através do RIAS que dinamizará uma Oficina de Educação Ambiental "Conhecer os animais de perto" e fará também a devolução à natureza de uma ave recuperada neste centro.

Por tudo isto, não deixe de visitar Sagres nos dias 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro e participar neste festival! Junte-se a esta comemoração da natureza!


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org