www.aldeia.org | Actividades | Cursos e Encontros
Campanha captura ilegal
 
 

10 de Fevereiro de 2018

Acção de Voluntariado

Vimioso - Vila Chã da Ribeira

Limpeza da Forja de Vila Chã da Ribeira
 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Apoios  |  Inscrição

O uso do ferro foi um factor essencial no aperfeiçoamento das técnicas e das ferramentas usadas na agricultura, introduzindo uma melhoria significativa no nível de vida das comunidades rurais. Antes da motorização agrícola a forja impulsionou o crescimento económico dos lavradores, a riqueza de uma casa agrícola era avaliada pelo número e diversidade de alfaias e animais de tracção utilizadas no trabalho dos campos.

O ferro era moldado para servir a economia rural, com ele se forjavam as alfaias e as ferraduras, as navalhas e as balanças, os ferrolhos e as dobradiças entre tantos outros utensílios domésticos e agro-industriais que impulsionaram o desenvolvimento de outros ofícios, como por exemplo o de ferrador. O declínio da agricultura determinou o abandono dos campos, originando o êxodo da população rural e levando ao desaparecimento de várias actividades tradicionais, como a do ferreiro.

A Associação ALDEIA em parceria com a Associação Portuguesa de Tracção Animal juntam-se na organização desta acção de voluntariado, que tem como propósito recuperar a forja de Vila Chã da Ribeira, tonando-a numa estrutura visitável que, repleta de objectos e referências da sua função, evoque e afirme os traços da história social e do território em que se insere, estabelecendo uma continuidade entre passado, presente e futuro.


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org