www.aldeia.org | Actividades | Cursos e Encontros
Campanha captura ilegal
 
 

17 de Fevereiro de 2015

Carnaval de Santulhão

Santulhão - Vimioso

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Apoios  |  Inscrição

"Arredem e façam largo

Deixem campo no terreiro

que vai entrar este soberano

que é senhor do mundo inteiro"

 

Assim começa o tradicional Julgamento do Entrudo, o ponto alto do Carnaval de Santulhão. Este Carnaval insere-se no ciclo das festas de Inverno que ocorrem um pouco por todo o nordeste transmontano.

Antes do Julgamento acontece um Cortejo onde os mascarados desfilam pelas ruas da aldeia, acompanhados do Entrudo (boneco antropomórfico feito a partir de uma estrutura de madeira coberta com roupas velhas e enchida com palha). É um cortejo provido de grandes quantidades de farinha que vai sendo lançada por uns e outros, criando um ambiente de divertimento e algazarra geral. Ao terminar esta ronda, os participantes juntam-se num dos largos da aldeia para proceder ao Julgamento do Entrudo: um juiz lê os ofícios (em que se fala sobre alguns temas da actualidade, com elementos de sátira social) e de seguida deitam-se os bonecos para o meio do largo onde são espancados, queimados e arrastados, dando fim ao encontro ritual.

 

O objectivo desta actividade é dar a conhecer aos visitantes os tradicionais festejos do Entrudo de Santulhão, desafiando-os a registar o evento por meio de fotografia, com o intuito de organizar posteriormente uma exposição com as fotos seleccionadas dos participantes.


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org