www.aldeia.org | Actividades | Cursos e Encontros
Campanha captura ilegal
 
 

De 9 a 11 de Março de 2012

Curso de Iniciação à Apicultura

Duas Igrejas - Miranda do Douro

ESGOTADO! NOVA EDIÇÃO DE 16 A 18 DE MARÇO!
 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Alojamento  |  Apoios  |  Inscrição

A apicultura é uma actividade do meio rural que conjuga mais-valias económicas e ambientais. Se por um lado é uma actividade que complementa, tradicionalmente, o rendimento familiar da população local, por outro assume um serviço ambiental de polinização, dificilmente mensurável, mas reconhecido como de tendo um grande valor na manutenção da diversidade florística espontânea e cultivada.

 

A produção de mel é uma actividade antiga baseada no conhecimento profundo do comportamento da abelha e do enxame, como macro-organismo produtor deste alimento, e por isso, muito interessante em termos biológicos e etológicos.

 

Este curso, organizado em parceria com a Associação de Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional, pretende munir os participantes da informação básica teórico – prática para a instalação de colmeias, num regime de exploração extensivo e/ou biológico. Está integrada num plano de revitalização dos terrenos da associação ALDEIA, onde se pretende começar a produzir mel.

Durante o ano, e conforme as actividades apícolas que decorram, serão realizadas sessões práticas dirigidas aos interessados que queiram acompanhar de perto a exploração apícola da ALDEIA e de forma a poderem aplicar os conhecimentos adquiros nas suas próprias colmeias.

A primeira destas sessões práticas realizar-se-à já no domingo seguinte ao do curso (18 de Março), altura em que será já possível formar novos núcleos.


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org