www.aldeia.org | Notícias
Campanha captura ilegal
 
 
09/07/2010
V Encontro Pelo Rio Sabor

Decorreu entre os dias 25 e 27 de Junho o “V Encontro pelo Rio Sabor” organizado pela Associação ALDEIA. Este ano o encontro decorreu na aldeia de Lagoa do concelho de Macedo de Cavaleiros e contou com a presença de 43 participantes. Esta edição desta actividade teve por objectivo celebrar o rio Sabor e, simultaneamente, descobrir e divulgar toda a riqueza natural, paisagística e cultural a ele associada.

Após a recepção dos participantes deu-se início ao passeio pedestre que, por entre olivais seculares, levou os participantes desde a aldeia de Lagoa até às margens do Rio Sabor. Uma vez aqui chegados estava previsto o início do almoço mas, tendo em conta as altas temperaturas e a proximidade ao rio rapidamente se iniciou o primeiro banho do dia após o qual decorreu o almoço campestre. Depois do almoço e de uns quantos mergulhos mais, deu-se início à caminhada ao longo do rio sempre com boa disposição e paragens estratégicas para baixar as temperaturas. Uma vez chegados à foz do rio Azibo houve tempo para um breve descanso e mais uns mergulhos.

Após o jantar, na escola primária de Lagoa, decorreu a exibição exterior do documentário “Sabor da despedida”, produzido pela Farol de Ideias para a RTP2, à qual se juntaram bastantes habitantes locais. Ao documentário seguiu-se a festa animada pelo grupo de música tradicional Mirandesa “Trailarailas” ao qual se juntaram cantores e tocadores locais.

No dia seguinte, após um pequeno-almoço com produtos locais, os participantes puderam escolher passar a manhã com uma padeira da aldei e aprender a fazer pão tradicional ou com uma tecedeira e aprender a trabalhar num tear.
Após o almoço houve ainda tempo para uma ida ao rio onde os participantes puderam conhecer o Projecto Rios e seus objectivos e dar um último mergulho no rio Sabor.

A ALDEIA gostaria de fazer um agradecimento especial à junta de freguesia de Lagoa, à Farol de Ideias, à RTP2 e à Carvalhelhos, ao Grupo “Trailarailas” pelo apoio a esta actividade. Agradecemos ainda a todos os participantes e à população da aldeia de Lagoa.

<Ver Imagens Aqui>


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org