www.aldeia.org | Notícias
Campanha captura ilegal
 
 
07/10/2010
Conservação de Aves de Rapina Nocturnas
No passado fim-de-semana (24 a 26 de Setembro de 2010) realizou-se em Gouveia a primeira edição do Curso de Identificação, Biologia e Conservação de Aves de Rapina Nocturnas. Esta actividade, organizada no âmbito do Projecto BARN do CERVAS/ALDEIA, tinha como objectivos consciencializar a comunidade em geral e a comunidade científica em particular, da importância de ampliar o conhecimento e a divulgação deste grupo de aves tão pouco estudado. Nesta actividade estiveram presentes cerca de 12 participantes, tendo contado com a orientação dos formadores Lúcia Lopes, Hélia Gonçalves e André Aguiar.

No primeiro dia do curso, após a apresentação das entidades organizadoras, foi realizada uma introdução teórica sobre identificação e biologia das aves de rapina nocturnas. Este primeiro dia teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira em Gouveia.

No segundo dia, os trabalhos iniciaram-se na E. B. 2 do Agrupamento de Escolas de Gouveia com palestras sobre as aves de rapina nocturnas na sociedade, projectos de conservação e metodologia de estudo deste grupo de aves e da sua dieta. Após o almoço foi realizada uma parte prática de abertura e identificação de presas nas egagrópilas de Coruja-das-torres Tyto alba. A parte de campo consistiu em saídas que tinham como objectivo conhecer alguns habitats típicos, poisos e locais de nidificação de algumas espécies de aves de rapina nocturnas e posterior tentativa de detecção e observação das aves, tendo sido observadas (visual e auditivamente) duas espécies, Mocho-galego Athene noctua e Coruja-das-torres. Para além destas espécies foi ouvida também a Coruja-do-mato Strix aluco. As saídas de campo realizaram-se em diferentes locais do concelho de Gouveia. Durante a saída de campo, logo após o ocaso, os participantes do curso tiveram também a oportunidade de assistir à devolução à natureza de um Noitibó-cinzento Caprimulgus europaeus que se encontrava em recuperação no CERVAS.

No último dia do curso, regressou-se ao Auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia, para assistir a palestras que se debruçavam sobre as principais causas de ingresso das aves de rapina nocturnas nos Centros de Recuperação e alguns exemplos de processos de recuperação. Após o almoço, e antes do encerramento do curso foi realizada uma visita às instalações do CERVAS.

Agradecemos o apoio da Delta Cafés, Águas da Serra da Estrela, Grupo CTT, Passarela — Sociedade de Vinhos, Confeitaria Mondeguinho e restaurante “A Fonte” na realização desta actividade.

<Ver Imagens Aqui>



Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org