www.aldeia.org | Actividades
Campanha captura ilegal
Notícias
 
Associações da Serra da Estrela denunciam falta de transparência e participação no PRPNSE
 
Município do Sabugal renova protocolo com a ALDEIA até 2028
 
 

14 a 17 de Maio

Festa das Aves

Miranda do Douro - Parque Natural do Douro Internacional - Vila Chã da Braciosa

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Alojamento  |  Apoios

Sexta-feira, 14 de Maio de 2010

 

Vila Chã de Braciosa, Miranda do Douro

 

 

Público-Alvo: Crianças e jovens das escolas dos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro

 

Objectivo: Reforço e conclusão das acções de sensibilização ambiental levadas a cabo pelo projecto “Plano de Emergência para a Recuperação de 3 Espécies de Aves Rupícolas no Parque Natural do Douro Internacional” (PEAR), nas escolas dos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro com o intuito de, num ambiente mais descontraído e de festa, apelar para a problemática da conservação e preservação das aves e dos seus habitats. Simultaneamente, pretende também destacar o papel vital que as aves desempenham no equilíbrio dos ecossistemas, realçando a sua importância para o ser humano.

 

 

9h00-9h30: Recepção das escolas na aldeia de Vila Chã de Braciosa

 

 

10h00: “As aves da nossa terra”, apresentação das aves mais emblemáticas do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI)

 

 

10h30: Oficinas:

 

 

- “Ovos, Bicos e Penas”. Reconhecer as aves mais frequentes no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), com breve introdução à utilização de binóculos e guias de campo. (ALDEIA - Acção, Liberdade, Desenvolvimento, Educação, Investigação, Ambiente, www.aldeia.org)
 

 

- “Construção de pinhas alimentares, comedouros e bebedouros para aves”. O lugar dos animais silvestres são na natureza, esta oficina visa desestimular o gosto pela manutenção de animais silvestres como animais de estimação. (Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS), www.quercus.pt)

 


 

 

- “O que fazer quando encontrar uma animal ferido ou envenenado ” pretende informar sobre os procedimentos que devemos tomar quando encontramos um animal ferido ou envenenado. (ALDEIA - Acção, Liberdade, Desenvolvimento, Educação, Investigação, Ambiente, www.aldeia.org)
 

 

- “Aventura dos sentidos”. Brincar com os sentidos, numa grande aventura através da descoberta do mundo das plantas e dos animais. (Parque Biológico de Gaia, www.parquebiologico.pt)
 

 

- “Palradores”. O Concerto para pássaros e outros palradores! Segue o som dos pássaros! Encontra os pássaros e canta com eles... Aprende a traduzir de passarês para palrês e de palrês para português. E vice-versa. (O Jogo Aberto, http://ojogoaberto.blogspot.com/)

 

 

- “Tintas, pintas e pingas”, exploração da pintura com materiais diversos: cartões, guardanapos, borrachas, colas, esponjas, fios de lã e muitos outros, até onde a imaginação os levar. (Parque Biológico de Gaia, www.parquebiologico.pt)

- “Construção de Pássaros de Papel”: Os pássaros de papel fazem parte do imaginário de todas as crianças e dos adultos que, assim como elas, sentem a emoção de os construir e de os lançar ao vento. Construa o seu próprio pássaro de papel e participe na largada que inundará o céu e esta festa com cor”.

 

 

12h30: Almoço

 

 

14h00: Jogo de pistas (peddy-paper) “Há biodiversidade na aldeia de Vila Chã da Braciosa”, testar a capacidade de observação e trabalho de equipa das diferentes escolas

 

 

15h30: Passeio de burro pela aldeia de Vila Chã da Braciosa (AEPGA – Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, www.aepga.pt)

 

 

16h30: Despedida das escolas

 

 

19h30: JANTAR

 

 

21h00: Recepção dos participantes na FESTA DAS AVES

 

 

21h30: Filme: “ A Raposa e a Criança”, de Luc Jacquet

 

 

 

Sábado, 15 de Maio de 2010

 

Vila Chã de Braciosa, Miranda do Douro

 

 

Público-alvo: Estudantes e Profissionais da área da Biologia,  Turismo de Natureza e outras Ciências Ambientais, Ornitólogos e todos os interessados na observação de aves.

 

Objectivo: Pretende-se chamar a atenção para os recursos ornitológicos existentes em Portugal e, particularmente, para a zona rupícola do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) (paisagem dominada pelas escarpas do vale do rio Douro), fomentando um modelo sustentável de turismo, sensibilizando para a preservação da natureza, pela via do conhecimento e interpretação múltipla do que nos rodeia, contribuindo assim para a fixação e melhoria socioeconómica das populações locais. A “Festa das Aves” foi delineada com o intuito de promover a valorização da natureza através das aves.

 

 

08h00-11h00: Identificação, captura e anilhagem de passeriformes

 


OBSERVAÇÃO DA NATUREZA

 

 

09h00: Saída de campo “Observação da natureza” sensibilizando os participantes para a preservação da natureza, pela via do conhecimento e interpretação múltipla do que nos rodeia. Os módulos I, II, III contemplam uma breve introdução à ornitologia (regras gerais de observação, material de observação, critérios de identificação de uma ave, …)

 

 

Modulo I: Identificação de aves rupícolas

 

 

Modulo II: Identificação de aves do Planalto Mirandês (percurso realizado na companhia do Burro de Miranda)

 

 

Modulo III: Identificação de passeriformes

 

 

Modulo IV: Corujas&Ratos - A importância da relação predador-presa nos ecossistemas (Parte I); Hélia Marisa do Vale-Gonçalves, Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

 

 

Modulo V: Fotografia de Natureza

 

 

Modulo VI: Pombais Tradicionais (PALOMBAR – Associação de Proprietários de Pombais Tradicionais do Nordeste, www.palombar.org)

 

 

Modulo VII: Visita guiada à Barragem de Picote (Grupo EDP, www.edp.pt)

 

 

10h00 -12h30: Feira e Mostra dedicada ao Estudo das Aves

 


13h30:
Almoço

 

 

15h00 -19h00: Feira e Mostra dedicada ao estudo das aves

 


TURISMO ORNITOLÓGICO

 

15h00: “Ornitologia e desenvolvimento sustentável”. Turismo ornitológico nas Áreas Protegidas. (Domingos Leitão, Coordenador do Programa Rural da SPEA, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), www.spea.pt)

 

 

15h45: Intervalo

 

 

16h00: “Iniciativa Glocal – Empreendedorismo Sustentável e a Valorização do Território” (Cristina Coelho, Glocal empresas locais com orientação global, http://www.iniciativaglocal.eu/)

 

 

16h45: Intervalo

 

 

17h00:Turismo Ornitológico na Reserva da Faia Brava” (ATN - Associação Transumância e Natureza, www.atnatureza.org)

 


17h30 – 20h30:
Identificação, captura e anilhagem de passeriformes

 

 

17h45: “Centro de Interpretação da Cegonha Branca”, Projecto da Fundación Global Nature, Aguilar de Campoo - Palencia, Espanha (http://www.ciguenablanca.org/)

 

 

18h30: Encerramento dos trabalhos: exposição de dúvidas e comentários acerca dos trabalhos apresentados  

 

 

19h30: Jantar

 

 

21h00: Saída de campo. Identificação de aves nocturnas.

 

 

22h30: Concertos:

 

 

       - Percussons (http://www.sondart.pt/home)

 

       - “ONE TRIBAL BIRD MAN”, Ami Buz, Roma, (http://www.myspace.com/amibuz)

 

 

 

 

Domingo, 16 de Maio de 2010

 

Vila Chã de Braciosa, Miranda do Douro

 

 

Público-Alvo: Estudantes e Profissionais da área da Biologia,  Turismo de Natureza e outras Ciências Ambientais, Ornitólogos e todos os interessados na observação de aves.

 

Objectivo: Chamar a atenção para a necessidade da preservação das áreas naturais importantes do ponto de vista ornitológico, em geral, e para a conservação das aves rupícolas, em particular. Assegurar a informação, sensibilização e participação do público em geral, sobre a necessidade de conservação das aves rupícolas, entre as quais, a Águia de Bonelli, o Abutre-do-Egipto e a Cegonha Preta (espécies alvo do projecto PEAR).

 

 

08h00-11h00: Identificação, captura e anilhagem de passeriformes

 


OBSERVAÇÃO DA NATUREZA

 

 

09h00: Saída de campo “Observação da natureza” sensibilizando os participantes para a preservação da natureza, pela via do conhecimento e interpretação múltipla do que nos rodeia. Os módulos I, II, III contemplam uma breve introdução à ornitologia (regras gerais de observação, material de observação, critérios de identificação de uma ave, …)

 

 

Modulo I: Identificação de aves rupícolas

 

 

Modulo II: Identificação de aves do Planalto Mirandês (percurso realizado na companhia do Burro de Miranda)

 

 

Modulo III: Identificação de passeriformes

 

 

Modulo IV: Modulo IV: Corujas&Ratos - A importância da relação predador-presa nos ecossistemas (Parte II); Hélia Marisa do Vale-Gonçalves, Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

 

 

Modulo V: Fotografia de Natureza

 

 

Modulo VI: Pombais Tradicionais (PALOMBAR – Associação de Proprietários de Pombais Tradicionais do Nordeste, www.palombar.org)

 

 

Modulo VII: Visita guiada à Barragem de Picote

 

 

 

10h00 – 12h30: Abertura da Feira e Mostra dedicada ao estudo das aves

 


13h30:
Almoço

 


15h00 -18h00: Feira e Mostra dedicada ao estudo das aves

 


AMEAÇAS E MEDIDAS DE CONSERVAÇÃO DAS AVES RUPÍCOLAS

 

 

15h00: Apresentação do projecto PEAR* “Plano de Emergência para a Recuperação de 3 Espécies de Aves Rupícolas no Parque Natural do Douro Internacional” (Sara Goulartt, Direcção de Sustentabilidade e Ambiente do Grupo EDP, www.edp.pt)

 

 

* Entidades parceiras do Projecto PEAR - Associação Acção, Liberdade, Desenvolvimento, Educação, Investigação e Ambiente (ALDEIA), Associação de Produtores Florestais do Nordeste Transmontano (APFNT), Associação Transumância e Natureza (ATN), Associação de Proprietários de Pombais Tradicionais do Nordeste (PALOMBAR), Associação para a Valorização do Património Natural e Cultural das Arribas do Douro (Erva-Prata) e Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA)

 

 

 

16h00: Intervalo

 

 

16h15: “Identificação das Ameaças e Medidas de Conservação das Aves Rupícolas no Parque Natural do Douro Internacional”. Monitorização/Resultados do PEAR pelas entidades parceiras do Projecto PEAR. (Entidades parceiras do Projecto PEAR, www.rupicolas.com)

 

 

17h15: O Papel Ecológico dos Pombais Tradicionais na população da Águia de Bonelli (Aquila fasciata) (PALOMBAR – Associação de Proprietários de Pombais Tradicionais do Nordeste, www.palombar.org)

 

 

18h00: Encerramento dos trabalhos: exposição de dúvidas e comentários acerca dos trabalhos apresentados  

 

 

19h00: Jantar

 

 

21h30: Noite cómica: " Ave cheia de Graça" por Jorge Ribeiro

 

 

 

Segunda, 17 de Maio de 2010

 

Parque Natural Arribes del Duero, Miranda do Douro

 

 

Público-Alvo: Estudantes e Profissionais da área da Biologia,  Turismo de Natureza e outras Ciências Ambientais, Ornitólogos e todos os interessados na observação de aves.

 

Objectivo: Intensificar a cooperação internacional, promovendo encontros de especialistas para a partilha e debate de conhecimentos sobre a preservação da biodiversidade.

 

 

8h00-8h30: Encontro dos participantes no largo da aldeia de Vila Chã de Braciosa

 

 

10h00: Saída de campo “Parque Natural Arribes del Duero” (http://es.wikipedia.org/wiki/Parque_Natural_de_Arribes_del_Duero)

 

 

13h30: Almoço Campestre

 

 

15h30: Encerramento dos trabalhos.

 

 

 

 

 

Nota: Ao longo do evento, qualquer pessoa poderá participar nas inúmeras actividades proporcionadas pela Festa e que incluem caminhadas na natureza para observação e identificação de aves, palestras, tertúlias, mostra de filmes, eventos artísticos (música, teatro, contos e poesia), actividades para crianças (pintura-facial, jogos lúdico-pedagógicos, manualidades como oficinas de construção de pinhas alimentares, comedouros e bebedouros para aves, construção de ninhos artificiais), exposições (pintura, fotografia), entre outras. Entre as inúmeras actividades propostas pretendemos que, cada vez mais pessoas, aprendam a apreciar as aves que convivem connosco no dia-a-dia.

 

 


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org