www.aldeia.org | Actividades | Cursos e Encontros
Campanha captura ilegal
 
 

3 e 4 de Fevereiro de 2006

Curso: Anilhagem em Centros de Recuperação de Fauna Selvagem

Gouveia - Parque Natural da Serra da Estrela

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Alojamento  |  Apoios

A anilhagem científica baseia-se na marcação individual de aves como método de investigação. Os principais objectivos da anilhagem consistem na compreensão dos movimentos e estratégias migratórias das aves capturadas, identificação e monitorização das áreas importantes para migrações e monitorização de populações. Assim, a interpretação dos dados obtidos na recaptura de uma ave anilhada revela-se importante para estudos de taxas de sobrevivência, sucesso reprodutor, deslocações, zonas de paragem/descanso, planeamento de sistemas integrados de áreas protegidas para avifauna, etc. A marcação e controle de aves é também essencial em programas de conservação de espécies pois permite obter dados sobre factores de ameaça e habitats preferenciais, possibilitando acções imediatas e concretas.

Actualmente, utiliza-se uma grande variedade de anilhas, dependendo do tamanho da ave, da espécie e do habitat que frequenta. A captura da ave é feita com redes ou armadilhas sendo fundamental garantir a segurança da ave. Sendo actualmente uma ferramenta de investigação mundialmente utilizada, têm-se vindo a desenvolver metodologias cada vez mais apropriadas e uniformizadas, adequadas às diferentes situações, tornando possível uma recolha de dados mais fiáveis e possíveis de comparar. A anilhagem de aves encontra-se regulamentada através do Decreto-Lei nº 140/99, de 24 de Abril (artigo 18º), que transpõe as Directivas Comunitárias Aves (79/409/CEE) e Habitats (92/43/CEE) para a legislação nacional.

Nos Centros de Recuperação, a anilhagem dos animais libertados tem uma importância decisiva na avaliação das taxas de sucesso do trabalho efectuado. Por isso, é cada vez mais importante que todos os técnicos e colaboradores dos centros estejam sensibilizados para este facto e que sejam utilizadas técnicas correctas de anilhagem.

Ligações sobre Anilhagem
- Instituto da Conservação da Natureza - Centro de Estudos de Migração e Protecção de Aves (Cempa)
- Paulo Tenreiro - Anilhagem Científica das Aves
- Oficina dos Animais


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org