www.aldeia.org | Actividades | Cursos e Encontros
Campanha captura ilegal
 
 

22 de Janeiro de 2011

Conversas d'ALDEIA, 2.ª Edição

Gouveia - Auditório da Delegação do Parque Natural da Serra da Estrela

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Alojamento  |  Apoios

Participação Gratuita!


Incrição Obrigatória
!



Increva-se aqui!



Contactos:
CERVAS/ALDEIA
Correio electrónico: cervas.pnse@gmail.com
Tel.: 962714492


Resumos das apresentações:

Projecto BARN
CERVAS/ALDEIA

O BARN – Conservação e Estudo da Biodiversidade em Áreas Rurais, é um projecto do CERVAS e da Associação ALDEIA em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro que teve início no final de 2008 estando a ser desenvolvido no concelho de Gouveia, mas com intuito de alargar a sua área de estudo a toda a Serra da Estrela. Inicialmente as espécies alvo deste projecto eram aves de rapina nocturnas que se encontravam ligadas a áreas rurais (Athene noctua, Tyto alba, Strix aluco e Otus scops), tendo sido realizados alguns trabalhos com estas espécies dentro e fora do centro de recuperação. Foram também aplicadas algumas medidas de conservação, bem como realizadas acções de educação ambiental com o intuito de transmitir a importância da conservação destas espécies às populações locais. Mais recentemente o BARN alargou o leque de espécies estudadas a todas as aves que ocupam áreas rurais, encontrando-se neste momento a realizar um Censo de Aves Invernantes.


Selecção de habitat de Mocho-d’orelhas (Otus scops) em áreas rurais, na região da Serra da Estrela
Aguiar, André; Lopes, Ana Lúcia; Brandão, Ricardo; Luís, António

O presente estudo tem como objectivo estudar a selecção de habitat pelo Mocho-d’orelhas em áreas rurais e aumentar o conhecimento sobre esta espécie. Para o efeito foram usadas as localizações de indivíduos desta espécie obtidas em estudo anterior num censo de Strigiformes. Definiu-se uma área circular (14,8 ha) em torno de 70 localizações de indivíduos e em torno de 58 localizações aleatórias. Nestas áreas foram definidas variáveis de habitat e distribuição, sendo submetidas a análise estatística (regressão logística). A distribuição desta espécie é favorecida pela proximidade de conspecíficos e de estradas e pela disponibilidade de matos enquanto a proximidade de ruínas está negativamente relacionada.


Preferência de habitat do Mocho-galego (Athene noctua) em áreas rurais no concelho de Gouveia
Lopes, A. Lúcia; Aguiar, André; Brandão, Ricardo; e Luís, António

Para determinar a preferência de habitat do Mocho-galego em áreas rurais no concelho de Gouveia, recorreu-se a dados obtidos durante um censo dirigido a Strigiformes. Foram então analisados 69 territórios circulares ocupados por esta espécie e 62 áreas circulares de igual dimensão escolhidas aleatoriamente, tendo sido definidas variáveis para caracterizar a preferência de habitat. Após análise estatística destas últimas, foi detectada uma relação positiva entre a distribuição de Mocho-galego e a presença de áreas agrícolas (regadio, agrícolas com olival e agrícolas com vinha). Demonstra-se assim a importância destas áreas para esta espécie, sendo essencial a sua manutenção, principalmente de agricultura tradicional, para travar o decréscimo associado a esta espécie.


Avifauna e abandono agrícola
Lopes, Joana; Macário, Inês e Luís, António (Universidade de Aveiro  - CERVAS)

A década de 60 do século passado marcou o início de uma mudança socioeconómica e demográfica profunda em Portugal, acelerando o abandono das actividades agrícolas e o despovoamento das regiões rurais. De acordo com o Plano de Ordenamento do PNSE, um dos principais factores de risco do património natural é o abandono progressivo de práticas agrícolas tradicionais e a redução das áreas ocupadas pela agricultura e/ou pastoreio, o que conduziu a uma diminuição geral da biodiversidade. Relativamente à avifauna, foram as mudanças nas práticas agrícolas a maior causa de declínio das populações de aves ligadas a terrenos agrícolas, sendo estas gradualmente substituídas por aves características dos habitats que evoluem do abandono de paisagens agrícolas. Foi realizado um estudo de avaliação do impacto do abandono agrícola na comunidade avifaunística (Ordem Passeriformes) tendo sido realizados censos em duas zonas situadas no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).


Alimentação artificial do Britango (Neophron percnopterus) na Reserva da Faia Brava (Portugal)
Realinho, Eduardo e Luís, António (Universidade de Aveiro  - ATN)

O objectivo deste trabalho passou por determinar a importância da alimentação artificial para aves necrófagas especialmente o Britango. Como alimento são utilizados ossos e aparas obtidos em talhos. Este alimento é fornecido de Março a Agosto no Centro de Alimentação de Aves Necrófagas situado na Reserva da Faia Brava – Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo. Esta linha de trabalho e o fornecimento de suplemento alimentar decorre do estatuto de conservação desfavorável da espécie, consequência de várias acções antropogénicas, como por exemplo a proibição de deixar animais mortos no terreno desde o surgimento da Encefalopatia Espongiforme Bovina. As observações foram feitas em abrigo fixo ou à distância a fim de registar as actividades e comportamentos das aves.


Situação do Britango na região de Riba-Côa
Godinho, João P. e Luís, António (Universidade de Aveiro  - ATN)

A situação actual do Britango (Neophron percnopterus) em Portugal pode considerar-se preocupante, principalmente no que diz respeito à disponibilidade trófica e ao seu sucesso reprodutor. Este trabalho, realizado no ano de 2010 na região do Riba-Côa, aborda a dieta, reprodução e demografia desta espécie e permitiu reunir informações úteis para a sua conservação. A baixa produtividade, o desinteresse pela alimentação artificial, o tipo de alimento capturado pelos indivíduos e a possibilidade de contaminação externa poderão ser factores condicionantes na conservação deste abutre.


Estudo da população de águia-real (Aquila chrysaetos) no nordeste de Portugal
Quadrado, João e Luís, António (Universidade de Aveiro  - ATN)

Com o principal objectivo de aprofundar o conhecimento científico sobre a população de águia-real (Aquila chrysaetos) existente na região nordeste de Portugal, foram estudados diversos parâmetros da sua biologia e ecologia. O trabalho de campo decorreu nas Zonas de Protecção Especial dos vales do Águeda e Douro internacional e vale do Côa.
Recorrendo a métodos de censo foi possível determinar que os casais reprodutores se distribuem de modo relativamente uniforme ao longo do vale do rio, ocupando um território circundante ao local do ninho, que defendem contra possíveis invasores.
Foram ainda estudados os hábitos alimentares da população, que revelou uma preferência por coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) e perdiz-vermelha (Alectoris rufa) mas com uma dieta adaptável ao habitat onde se encontre, podendo até adoptar hábitos necrófagos.
Partindo de dados recolhidos ao longo dos últimos 14 anos foi possível calcular a produtividade média e a sua variação ao longo dos anos. As 3 épocas de reprodução abrangidas pelo estudo foram acompanhadas minuciosamente, procurando datar os momentos de postura, eclosão, cainismo e saída do ninho para a espécie da população em estudo.


Enriquecimento ambiental para o Açor (Accipiter gentilis)
Pinho, Sónia; Brandão, Ricardo e Luís, António (Universidade de Aveiro  - CERVAS)

A American Zoo and Aquarium Association define o enriquecimento ambiental como um “processo dinâmico em que as alterações nas estruturas são feitas com o objectivo de aumentar as escolhas comportamentais disponíveis para os animais e eliminar os seus comportamentos estereotípicos, aumentando assim o bem-estar animal ".
Dos vários tipos de enriquecimento ambiental, apenas o enriquecimento físico progressivo foi aplicado neste trabalho aos Açores (Accipiter gentilis) em recuperação no CERVAS.
Neste trabalho, efectuou-se o estudo do efeito do enriquecimento ambiental, durante 20 dias em particular da preferência de poleiros e outras estruturas de 4 Accipiter gentilis, e actividades diárias, utilizando um sistema de vídeo-vigilância.
É significativa a diferença existente entre a escolha do poleiro mais utilizado e a não utilização de qualquer poleiro deste estudo. Os dados indicam que, para estes animais, é significativamente preferencial não estar em qualquer dos poleiros escolhidos para o estudo.
O “preening” é a segunda actividade mais realizada.


Enriquecimento ambiental em Strigiformes
Silva, Raquel; Brandão, Ricardo e Luís, António (Universidade de Aveiro  - CERVAS)

O enriquecimento ambiental assume-se como uma ferramenta para optimizar a reabilitação e fomentar o estudo etológico de aves selvagens em centros de recuperação. Abordou-se o enriquecimento físico, alimentar, social e sensorial como potencial fonte de estímulos. As espécies-alvo foram a Coruja-do-mato (Strix aluco), Coruja-das-torres (Tyto alba), Mocho-galego (Athene noctua) e Mocho-d’orelhas (Otus scops). Os resultados obtidos indicam que a actividade predominante durante o dia foi o repouso e durante o período nocturno o estado vigilante, para as espécies de coruja referidas. A preferência de estruturas foi dirigida às caixas-de-repouso. As seguintes escolhas indicam que os indivíduos exibiram um bem-estar basal e determinante para o processo de recuperação.


Distribuição e prevalência de hematozoários de aves selvagens na região interior norte e centro de Portugal
Costa, Daniela, Anza, Ibone & Brandão, Ricardo - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), 6290-520 Gouveia, Portugal

Com o objectivo de estudar a distribuição e a prevalência de hematozoários dos géneros  Haemoproteus, Leucocytozoon, Plasmodium e Trypanossoma em aves selvagens, observaram-se esfregaços sanguíneos de 514 animais que ingressaram no CERVAS entre 10 de Novembro de 2006 a 31 de Dezembro de 2010 provenientes da região interior norte e centro de Portugal. Como a prevalência destes hemoparasitas pode estar relacionada com diferenças fisiológicas inter especificas dos hospedeiros e com a ecologia dos vectores, considerou-se a idade, sexo, espécie, local de proveniência, destino e época do ano em que as aves ingressaram no CERVAS, bem como a carga parasitária.


Ecotoxicologia de aves. Aplicação de ferramentas ecotoxicológicas à monitorização do stress biológico e da bioacumulação de mercúrio em aves aquáticas
Santos, Cátia (Universidade de Aveiro)

As aves estão frequentemente expostas à contaminação por pesticidas, metais e outros agentes stressores. Neste contexto, o principal objectivo deste estudo foi avaliar de que forma algumas ferramentas utilizadas em toxicologia ambiental poderiam ou não ser úteis na monitorização ambiental de aves aquáticas, nomeadamente na monitorização de mercúrio e outros factores de stress biológico, debruçando especialmente este estudo em animais oriundas de centros de recuperação. Para cumprir este objectivo 12 espécies das ordens Ciconiiformes, Charadriiformes e Pelecaniformes foram estudadas e diferentes tecidos amostrados (sangue e fígado) para posterior quantificação do mercúrio bioacumulado e da actividade de quatro biomarcadores enzimáticos frequentemente usados neste tipo de abordagens (colinesterase, glutationa-s-transferase, lactato desidrogenase e catalase).
Foram observados valores elevados de mercúrio sugerindo uma elevada acumulação associada ao comportamento alimentar das espécies. Foram ainda observadas diferenças significativas nas actividades dos biomarcadores analisados nas aves recebidas no CERVAS e um grupo controlo de aves do Parque Biológico de Gaia. Estes dados constituem uma forte evidência de que as condições ambientais às quais as aves estão expostas na natureza são uma fonte de stress, podendo a aplicação destas ferramentas ser de extrema utilidade na monitorização da qualidade ambiental.


Um contributo antropológico para a conservação dos animais selvagens
Filipa Soares, FSCH-UNL

Tradicionalmente, a conservação dos animais selvagens tem sido abordada apenas numa óptica científico-natural. Contudo, a perspectiva mais abrangente que tende a vigorar actualmente, onde a dimensão sócio-cultural da conservação é tida como tão importante como a dimensão ecológica, torna necessária e fulcral uma análise das ciências sociais, nomeadamente da antropologia. Para o ilustrar, serão apresentados dois estudos de caso: (i) as percepções sociais dos habitantes do concelho de Gouveia e suas implicações para as acções de educação e sensibilização ambiental do CERVAS; (ii) a dimensão social de uma possível reintrodução de espécies no Parque Natural da Serra da Estrela.


Produção de um guia das aves da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto
Falcão, Davina e Luís, António (Universidade de Aveiro)

A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto permanece uma localização turística privilegiada para observação da natureza, principalmente aves. Contudo, havendo algum material de apoio, não foi ainda produzido um livro ou guia de campo que ilustre e represente as aves que ocorrem nesta Reserva Natural. Desta forma decidiu-se colmatar esta falha planeando e produzindo um guia que possa ser usado pelos visitantes. Este guia, elaborado com base em técnicas comprovadas, será direccionado a qualquer indivíduo que tenha interesse pela prática de observação de aves, pois apresenta uma estrutura simples, é de fácil compreensão e bastante informativo.


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org