www.aldeia.org | Notícias
Campanha captura ilegal
 
 
15/06/2008
Intercâmbio: “Encounter for rural arts and traditions”

Como as artes e tradições rurais podem ser uma forma de promoção de uma região do país e uma forma de intercâmbio cultural entre países da Europa?

Durante os 9 dias do Intercâmbio “Enconteur for Rural Arts and Traditions”, os participantes tiveram a oportunidade de participar em actividades de intercâmbio cultural, de sensibilização ambiental e de promoção da cidadania, bem como podermos compreender e valorizar a importância das regiões rurais no desenvolvimento da Europa.
Foi possível mesmo encontrar entre os 5 países participantes vários elementos comuns ao desenvolvimento rural em cada um dos países.
Neste Encontro,  através de uma educação não formal e a realização de actividades, participando e convivendo com a população local na realização de tarefas associadas ao mundo rural, os participantes puderam aumentar os seus conhecimentos, bem como a população local teve a oportunidade de se aperceber das inúmeras diferenças culturais existentes em toda a União Europeia.
Tornou possível também a cooperação e o envolvimento de vários participantes num projecto comum, quer na preparação, na sua realização e na obtenção dos resultados finais.
Após a apresentação do projecto a todos os participantes e criação de grupos, foi possível realizar um conjunto de actividades que enumeramos de seguida:
-          Atelier de tintas naturais e sabão natural
-          Atelier de Danças Tradicionais, com destaque para as danças tradicionais mirandesas
-          Participação na Feira de Burros
-          Visita do Castelo de Algoso
-          Concretização de um herbário de plantas medicinais
-          Fabrico de pão
-          Atelier de Tear tradicional
-          Passeio pedestre na aldeia de Uva, conhecida pelos seus 42 pombais tradicionais
-          Atelier de Lavra Tradicional com burros
-          Aprendizagem de técnicas tradicionais de agricultura
-          Expedição fotográfica pelas aldeias do planalto Mirandês
Foi uma experiência gratificante para todos os participantes do I “Enconteur for Rural Arts and Tradicions”, e aguardamos por uma próxima oportunidade para realizar a II edição.
Apoio:
 
 
Algumas fotos do Evento:
 
 
 
 

Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org