EDP
ICNB
PNDI
ALDEIA
APFNT
Transumância e Natureza
Palombar
AEPGA
Eventos

Festa das Aves

14 a 17 de Maio
Miranda do Douro
Vila Chã da Braciosa

Notícias
 
Acções de Sensibilização Ambiental
Apresentação do Projecto

    No Douro Internacional, área que está considerada como uma das áreas mais importantes para aves rupícolas (ou aves das escarpas rochosas) no contexto Ibérico, diversos factores de ameaça têm vindo a agravar o estado de conservação das populações de 3 espécies de aves: a Águia de Bonelli, o Abutre do Egipto e a Cegonha-preta. No caso da Águia de Bonelli a situação é deveras preocupante pelo facto de se ter observado uma regressão de 40 % da população, em 15 anos.

    Perante esta situação o ICNB elaborou um plano de emergência para a conservação dessas 3 aves rupícolas (PEAR), reunindo 16 acções que serão dirigidas para o melhoramento das condições de habitat, para o aumento da disponibilidade de alimento, para a minimização de factores de mortalidade, para o acompanhamento técnico e científico das populações, e para a sensibilização e de divulgação.

    O Plano tem uma duração de 2 anos (Setembro de 2007 a Agosto de 2009), e a sua  implementação é assegurada com financiamento da empresa EDP – Energias de Portugal, no âmbito da Iniciativa B&B, num total de 362800 €. A execução no terreno das acções previstas no PEAR é da responsabilidade de 5 organizações não governamentais de ambiente (associações regionais/locais sem fins lucrativos) e de uma associação de produtores florestais (de âmbito regional).

 

copyright © 2008 www.Rupícolas.com

Mapa do Sítio | Aviso Legal | Pesquisa | Contactos