EDP
ICNB
PNDI
ALDEIA
APFNT
Transumância e Natureza
Palombar
AEPGA
Notícias
16-06-2009
Acções de Sensibilização Ambiental

Detentora de uma consciência vocacionada para a preservação dos valores naturais e por experiências anteriores na área de educação ambiental nas escolas, a Erva-prata aceitou com agrado e colaborou com outras entidades no projecto PEAR, financiado pela EDP.

Depois das Acções de Sensibilização Ambiental já realizadas na Escola EB2,3 de Freixo-de-Espada-à-Cinta e na Escola Secundária c/3 ciclo de Figueira de Castelo Rodrigo, realizaram-se acções junto dos alunos para que estes se familiarizassem com o projecto, com incidência nos temas sobre a região natural do Douro Internacional, seguidas de uma descrição da fauna da região e particularmente as aves rupícolas.
Com os mesmos grupos de alunos realizaram-se ainda acções em que se fez uma abordagem sobre os 3 protagonistas do projecto (Ciconia nigra, Neophron percnopterus, Aquila fasciata) com uma descrição morfológica, biologia, ecologia e abordou-se a problemática de conservação dessas espécies, desde a sua importância, as ameaças, os stakeholders e as acções necessárias à sua conservação na área do PNDI.

Nas saídas de campo realizaram-se os passeios pedestres e observação de aves, na “Barragem de St.ª Maria de Aguiar”, “Alto da Sapinha” e o percurso pedestre “St.ª Bárbara – St.º André.
Já no campo, os alunos entusiasmados puderam observar e identificar as 3 Espécies de Aves Rupícolas no PNDI”envolvidas no projecto, e várias espécies de aves como o Grifo, Abutre do Egipto, toutinegras, andorinha-das-rochas, falcão peregrino, entre outras.

Os alunos colaboraram e sobretudo mostraram-se motivados, interessados e sentiram o gosto pelo pedestrianismo, conheceram e identificaram aves durante as quais os sons das mesmas se confundiam entre si tal como puderam sentir os aromas das plantas e as mais variadas cores que agora enchem os vastos campos e os fazem ganhar vida; observaram ainda as paisagens e ecossistemas da sua região e da zona sul da área do PNDI.
Espera-se que os alunos ganhem curiosidade em descobrir, em investigar, em respeitar e, que através do contacto directo com a natureza se apercebam da importância da conservação e que fundamentalmente percebam que também eles fazem parte dela e que é necessário preservá-la.
Resta-nos agradecer a todos os professores envolvidos que muito contribuíram para que este projecto tenha sido um sucesso, como as imagens a seguir o comprovam.
A todos um obrigado especial.



Voltar
copyright © 2008 www.Rupícolas.com

Mapa do Sítio | Aviso Legal | Pesquisa | Contactos