www.aldeia.org | Actividades | Cursos e Encontros
Campanha captura ilegal
 
 

14 de outubro de 2023

Workshop: Arqueobotânica e o seu contributo para compreender e gerir a paisagem

Bragança - Auditório pequeno da Escola Superior Agrária

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Inscrição

A Arqueobotânica dedica-se ao estudo de vestígios de plantas em sítios arqueológicos, com a recolha e análise de macro-restos vegetais–sementes, frutos, carvões e madeira. Sendo estes resíduos de produtos que dão sustento às necessidades básicas do ser humano (alimentação, luz e calor), tornam assim possível obter informação sobre o impacto das actividades humanas no local e nas consequências sobre a vegetação, quer seja pela prática da agricultura ou da gestão florestal.

Poderá esta ser uma área de estudo e intervenção que deve acompanhar os trabalhos de conservação e reestruturação dos modelos de gestão agrícola e florestal? Tal como a tecnologia vem auxiliar e aumentar as possibilidades de intervenção, poderão os dados históricos relativos à intervenção humana sobre o território ser um complemento e apoio fundamental na tomada de decisões sobre conservação e uso dos recursos naturais?

Estas são questões, que levam ao objectivo deste workshop, promover o debate e a partilha de conhecimentos entre especialistas nestas diversas áreas de actuação e os participantes.


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org