www.aldeia.org | Notícias
Campanha captura ilegal
 
 
10/12/2014
Campanha de apadrinhamento de colmeias

A apicultura é uma actividade que conjuga mais-valias económicas e ambientais. Complementa, tradicionalmente, o rendimento familiar da população local e representa um serviço ambiental de polinização, dificilmente mensurável, mas reconhecido como tendo um grande valor na manutenção da (agro)biodiversidade.

A apicultura desempenha também um papel estratégico na sociedade, tendo em conta o serviço público e ambiental que prestam os apicultores. A importância económica desta actividade é muito superior ao valor do mel e outros produtos produzidos pela colmeia, representando um valioso exemplo de equilíbrio ecológico e conservação da flora, bem como um modelo de produção sustentável no meio rural.

A FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations alertou a comunidade internacional para a preocupante redução do número de insectos polinizadores, incluindo as abelhas produtoras de mel que têm uma enorme importância e ampla participação na reprodução de inúmeras plantas, sendo inclusive os únicos polinizadores conhecidos de algumas espécies vegetais.

O declínio das abelhas e de outros polinizadores afecta directamente a biodiversidade e a sustentabilidade da produção de alimentos. A conservação de polinizadores torna-se cada vez mais urgente!

Consciente de tais factos, a Associação ALDEIA iniciou a sua actividade apícola em 2012, sendo detentora neste momento de um apiário com 5 colmeias na região do Nordeste Transmontano. É neste contexto que a ALDEIA lança agora a sua campanha de apadrinhamento de colmeias, com o intuito de envolver todos quantos queiram colaborar nesta importante tarefa.

Ao apadrinhar uma colmeia está a contribuir directamente para a aquisição de material apícola, necessário à multiplicação dos enxames existentes e, assim, à conservação das abelhas e do serviço por elas prestado

Modalidades de apadrinhamento:

15 € = 1 Frasco de mel de 0,5Kg, uma visita ao apiário e um certificado de apadrinhamento.

20 € = 1 Frasco de mel de 1Kg, a participação na cresta e um certificado de apadrinhamento.

 
Para fazer um apadrinhamento contacte: aldeiamail@gmail.com

RECORDE: Ao consumir mel e ao potenciar a sua produção está a apoiar o serviço de polinização prestado pelas abelhas, essencial na produção de alimentos e na manutenção da biodiversidade das áreas naturais, assim como a manutenção das cadeias alimentares que permitem o equilíbrio dos ecossistemas.


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org