www.aldeia.org | Notícias
Campanha captura ilegal
 
 
13/08/2010
Workshop: Construção de Caixas-ninho e comedouros

No fim-de-semana de 23 a 25 de Julho de 2010 teve lugar em Gouveia o workshop de Construção de Caixas-ninho e Comedouros organizado pelo Projecto BARN do CERVAS/ALDEIA em conjunto com o Parque Ecológico de Gouveia (D.L.C.G./C. M. de Gouveia). Esta actividade tinha como objectivo ensinar e encorajar os participantes a construir e colocar caixas-ninho e comedouros nos seus jardins de forma a promover a biodiversidade não só das nossas áreas rurais, como também das cidades. O workshop contou com a presença de 9 participantes, tendo tido a orientação dos formadores Samuel Duarte, André Aguiar e Lúcia Lopes.

No primeiro dia do curso apenas foi feita uma breve apresentação do curso e das entidades organizadoras, após a recepção dos participantes, no auditório da Biblioteca Vergílio Ferreira em Gouveia. Na manhã do segundo dia foram realizadas algumas apresentações teóricas no mesmo auditório sobre “As aves à nossa volta” e sobre o desenho, colocação e monitorização de comedouros e caixas-ninho. Após o almoço passou-se para a parte prática no Parque Ecológico de Gouveia, onde foram construídas caixas-ninho para passeriformes e para duas espécies de aves de rapina nocturnas (Mocho-d’orelhas Otus scops e Coruja-das-torres Tyto alba). No final da tarde do mesmo dia, os participantes construíram alguns comedouros a partir de esquemas, mas foram também estimulados a idealizar e construir novos modelos de comedouros, fazendo-se uma análise crítica de cada modelo. Depois de uma tarde de construções seguiu-se o jantar de curso que teve lugar no S. C. de Vinhó com convívio com a população local ao longo da noite.

No último dia do curso foi realizada uma saída de campo pelo concelho de Gouveia, visitando alguns habitats típicos das espécies que poderão utilizar as caixas-ninho e comedouros. O objectivo desta saída, para além da observação de aves, passava pela busca e observação de ninhos naturais, tendo também sido visitado um local onde já foi colocada uma caixa-ninho para Coruja-das-torres que está a ser ocupada. Após um almoço de campo foi realizada uma visita ao Parque Ecológico de Gouveia e ao CERVAS tendo sido colocadas algumas caixas-ninho para passeriformes em ambos os locais.

Agradecemos uma vez mais os apoios da Delta Cafés, Águas Serra da Estrela, Companhia das Abóboras e S. C. de Vinhó para a realização desta actividade.

<Ver Imagens Aqui>


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org