www.aldeia.org | Notícias
Campanha captura ilegal
 
 
04/01/2011
Aves Invernantes da Serra da Estrela

No fim-de-semana de 17 a 19 de Dezembro de 2010 realizou-se em Gouveia a primeira edição do Curso de Aves Invernantes da Serra da Estrela. Esta actividade organizada no âmbito do projecto BARN do CERVAS/ALDEIA tinha como principais objectivos dar a conhecer a diversidade de aves que ocorrem no Inverno na região da Serra da Estrela, referindo as particularidades das migrações e das adaptações ao frio e à neve, bem como alguns dos melhores locais na Serra da Estrela para observar as aves invernantes. Além disso, pretende-se suscitar o interesse e a sensibilidade pela observação regular de aves e pela conservação da avifauna e da natureza em Portugal bem como mostrar que a Serra da Estrela tem mais interesses para além da neve. Nesta actividade estiveram presentes 26 participantes, tendo contado com a orientação dos formadores José Conde, Filipe Martins e António Luís.

Durante as saídas de campo realizadas no sábado e domingo, foram visitados diferentes habitats da Serra da Estrela, desde áreas agrícolas, zonas húmidas a zonas de montanha, tendo sido observadas um total de 62 espécies, podendo-se destacar a observação do corvo-marinho (Phalacrocorax carbo), abibe (Vanellus vanellus), narceja (Gallinago gallinago), maçarico-bique-bique (Tringa ochropus), petinha-ribeirinha (Anthus spinoletta), ferreirinha-serrana (Prunella collaris), tordo-pinto (Turdus philomelos), estorninho-malhado (Sturnus vulgaris) e o lugre (Carduelis spinus), entre outros.

Agradecemos o apoio do CISE, Câmara Municipal de Gouveia, Parque Natural da Serra da Estrela / Instituto da Conservação da Natureza, CTT, Delta Cafés e à “Taverna A Fonte” na realização desta actividade.


<Ver Imagens Aqui>


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org