www.aldeia.org | Notícias
Campanha captura ilegal
 
 
22/09/2010
Curso Identificação de Aves
Entre os dias 17 e 19 de Setembro de 2010 realizou-se em Gouveia o curso de Iniciação ao Estudo e Identificação de Aves organizado pelo CERVAS/ALDEIA em conjunto com o Parque Ecológico de Gouveia (D.L.C.G. / C. M. de Gouveia). Este curso tinha como objectivos principais dotar os participantes dos conhecimentos básicos de identificação das espécies mais comuns da região da Serra da Estrela, dar a conhecer as aves e suscitar o interesse e a sensibilidade pela observação regular de aves e pela conservação da avifauna e da natureza em Portugal. Esta actividade contou com a presença de 18 participantes, tendo tido a orientação dos formadores António Luís, André Aguiar, Samuel Duarte e Lúcia Lopes.

No primeiro dia do curso, sexta-feira (17 de Setembro), foi realizada uma introdução teórica ao tema, com palestras de introdução à ornitologia e à observação de aves, identificação de aves e métodos de estudo. Esta parte teórica teve lugar na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira em Gouveia. Depois do jantar houve ainda lugar para uma saída de campo para identificação de aves nocturnas.

O segundo dia de curso, sábado (18 de Setembro), foi essencialmente constituído por parte prática, que incluía saídas de campo para identificação de aves em diferentes habitats. Todo o percurso foi realizado no concelho de Gouveia com pequenos percursos em áreas agrícolas, cursos de água e montanha, sendo o dia finalizado com um jantar de curso seguido de convívio nocturno.

No último dia do curso foi ainda realizada uma saída de campo da parte da manhã que passava por áreas urbanas, peri-urbanas e florestais, tendo as saídas ficado concluídas com um almoço de campo no Curral do Negro. Da parte da tarde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Ecológico de Gouveia e o CERVAS, tendo assistido à devolução à natureza de dois pintassilgos Carduelis carduelis e um papa-moscas-preto Ficedula hypoleuca que se encontravam em recuperação no CERVAS. Para concluir o curso os participantes foram ainda desafiados a realizar um pequeno teste de identificação de aves, seguindo-se o encerramento do curso.

Agradecemos o apoio da Delta Cafés, Águas da Serra da Estrela, Grupo CTT, Companhia das Abóboras, Passarela — Sociedade de Vinhos, Confeitaria Mondeguinho e restaurante “A Fonte” na realização desta actividade.


<Ver Imagens Aqui>



Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org