www.aldeia.org | Actividades
Campanha captura ilegal
Notícias
 
Associações da Serra da Estrela denunciam falta de transparência e participação no PRPNSE
 
Município do Sabugal renova protocolo com a ALDEIA até 2028
 
 

25 a 27 de Abril de 2008

III Encontro “Pelo Rio Sabor”

Mogadouro/Alfândega da Fé/Torre de Moncorvo - Rio Sabor

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Alojamento

Entre os dias 25 e 27 de Abril vai decorrer o III Encontro “Pelo Rio Sabor” nos concelhos de Mogadouro, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo. Este Encontro tem reunido algumas centenas de pessoas que ano após ano têm vindo ao Nordeste conhecer o vale do Sabor e afirmar a sua posição em defesa de um rio livre.

Durante o evento deste ano pretende-se dar a conhecer mais alguns recantos deste rio, através de passeios temáticos, caminhadas e palestras. Também não faltarão os passeios de burro, em btt e descida em canoa/kayak. Será uma óptima oportunidade para vir conhecer este rio, livre de barragens.

Como se sabe, existe um projecto para a construção de uma mega-barragem na zona do Baixo Sabor, defendido pelo Governo e pelas autarquias locais. O Rio Sabor é o último grande rio sem barragens do nosso país e um dos últimos da Europa nestas condições, sendo por isso reconhecido por muitos, como o último grande rio “selvagem”. De facto, este rio possui características únicas, que lhe permitem conservar uma importante comunidade de aves rupícolas ameaçadas e habitats de conservação prioritária a nível Europeu. Trata-se de uma área classificada como Rede Natura 2000 e Zona de Protecção Especial, segundo as Directivas Comunitárias, onde, por essas razões, não podem ser realizados empreendimentos causadores de grandes impactos ambientais. Face à decisão do Estado Português de aí construir uma barragem de grandes dimensões, que iria afectar 50 km de rio, a Plataforma Sabor Livre, apresentou uma queixa à Comissão Europeia, no sentido desta não aprovar a construção desta barragem e ainda de impedir o acesso a fundos comunitários para esse fim.

Apesar de toda a argumentação defendida pela Plataforma Sabor Livre, as notícias parecem indicar que a Comissão Europeia pretende arquivar a queixa, dando luz verde ao Estado português para avançar com a obra. A Plataforma Sabor Livre, e todas as associações que a apoiam, não pretendem desistir e continuarão a trabalhar no sentido de impedir legalmente que a barragem seja construída. Não será uma “batalha” fácil, mas acreditamos que ainda seja possível ganhar, conservando-se o rio Sabor.

A tua participação será muito importante! Junta-te a nós na defesa do rio Sabor! Por um rio Sabor Livre!

Vem conhecer e passear “pelo rio Sabor” nos próximos dias 25, 26 e 27 de Abril!


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org