www.aldeia.org | Actividades
Campanha captura ilegal
Notícias
 
Associações da Serra da Estrela denunciam falta de transparência e participação no PRPNSE
 
Município do Sabugal renova protocolo com a ALDEIA até 2028
 
 

3 a 31 de Agosto de 2012

Exposição Fotográfica: Viver para Voar

Faro - Centro de Ciência Viva do Algarve

 
Apresentação

Através desta exposição convidamo-lo a entrar no mundo alado das aves que existem em Portugal.

Venha descobrir algumas espécies que vivem nos mais variados habitats do nosso país, desde o mar até às montanhas, passando pelas dunas, salinas, lagos e florestas.

Algumas bastante vistosas como o colorido Abelharuco, outras mais cativantes devido à sua escassez como a Cagarra, ou ainda devido à sua dificuldade de observação como o Goraz com os seus hábitos nocturnos.

 

Nas suas expedições ornitológicas, Thijs Valkenburg, registou algumas das mais belas aves de Portugal que dá a conhecer através destas fotografias.

Esta exposição tem entrada livre e estará patente até dia 31 de Agosto no Centro de Ciência Viva do Algarve em Faro.

 

Sobre o autor 

Thijs Valkenburg, nasceu em Silves em 1987 sendo de origem holandesa. Ganhou o fascínio pelas aves com o pai e irmão que sempre tiveram interesse nesta área. Em 2000, quando adquiriu os seus primeiros binóculos, a sua curiosidade foi intensificada e assim iniciou a sua verdadeira descoberta do mundo das aves. Alguns anos mais tarde começou a colaborar com vários projectos existentes em Portugal como o Atlas de Aves Nidificantes de Portugal e a recolha de dados para o Centro de Estudos de Migrações e Proteção das Aves (CEMPA) através da anilhagem científica.

Após a conclusão do ensino secundário foi para a Holanda onde frequentou um curso profissional de Técnico Ambiental e Florestal, tendo realizado vários estágios curriculares na área da ornitologia em diferentes projectos tanto na Holanda como em Portugal, nomeadamente o projecto Puffinus na Madeira e o projecto LIFE-Priolo nos Açores promovido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), entidade com a qual colabora activamente há vários anos.

De regresso a Portugal em 2008, iniciou a sua colaboração com a Associação ALDEIA, através do Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa (RIAS) onde actualmente desenvolve projectos de anilhagem, marcação e seguimento de animais recuperados, monitorização e conservação de fauna selvagem. 

Sentindo necessidade de registar através de imagens os comportamentos das aves observadas, Thijs empreendeu o seu percurso de fotógrafo amador de Natureza. Ao longo do tempo e à medida que foi ganhando experiência na fotografia, o seu trabalho foi sendo reconhecido tendo já publicado algumas imagens em várias revistas nacionais e internacionais.

Contactos: 

thysvalkenburg@gmail.com | www.flickr.com/thys_valkenburg/

 


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org