www.aldeia.org | Actividades
Campanha captura ilegal
Notícias
 
Associações da Serra da Estrela denunciam falta de transparência e participação no PRPNSE
 
Município do Sabugal renova protocolo com a ALDEIA até 2028
 
 

18 a 20 de Maio de 2012

Chocalhada


 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização

Maio no Planalto Mirandês. Os nove meses de Inverno terminam dando lugar aos três de Inferno que abrem com uns curtos mas deslumbrantes dias de Primavera. O cheiro a Verão já está no ar, aproxima-se o tempo das festas e romarias.
É certo e sabido que ao longo da história os usos e costumes dos povos se alteram, misturam, evoluem de tal forma que as origens de algumas tradições hoje conhecidas se perdem na noite dos tempos. Um bom exemplo disso é a Festa das Flores, Festa da Primavera ou Festa de Santa Bárbara dentro da qual damos especial destaque à Chocalhada ou Pandorga, festa realizada bienalmente em Duas Igrejas, concelho de Miranda do Douro e para a qual as explicações são imensas.
Nas duas noites da Chocalhada as ruas da aldeia iluminam-se com as fogueiras que cada família faz à porta de suas casas, esperando o grupo de rapazes e raparigas que, munidos de chocalhos e acompanhados por um grupo de gaiteiros, percorrem as ruas saltando sobre as labaredas e espalhando a festa.
Este ano, a Associação ALDEIA e a Junta de Freguesia de Duas Igrejas juntam-se aos seus organizadores dando-lhe um novo fôlego, contando com a participação de todos os interessados em integrar esta tradição de origens ancestrais.

Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org