www.aldeia.org | Actividades
Campanha captura ilegal
Notícias
 
Associações da Serra da Estrela denunciam falta de transparência e participação no PRPNSE
 
Município do Sabugal renova protocolo com a ALDEIA até 2028
 
 

19 e 20 de Novembro de 2011

Iniciação à Anilhagem Científica de Aves

Olhão - Quinta de Marim

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Destinatários  |  Apoios  |  Inscrição

A anilhagem científica é um método de investigação que se baseia na marcação individual das aves. Por toda a Europa, mais de dez mil pessoas entusiastas e altamente experientes anilham regularmente aves, naquilo que poderá ser considerado como um fenómeno ímpar na investigação zoológica europeia e mundial.

A anilhagem é pois uma técnica de investigação científica na qual os amadores desempenham um papel primordial. A maior parte dos anilhadores são entusiastas não profissionalizados que contribuem com a sua experiência e tempo livre para o estudo das aves, enquanto os anilhadores profissionais pertencem geralmente a universidades e instituições de investigação.

Na maior parte dos países europeus, incluindo Portugal, qualquer pessoa que pretenda vir a ser um anilhador deverá passar por um período de formação, durante o qual aprenderá a capturar e anilhar aves de modo correcto e seguro.
 
Esta actividade de inciação à anilhagem pretende vir a ser uma abordagem geral teórica e uma primeira experiência prática para todos os interessados nesta temática.

Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org