www.aldeia.org | Actividades
Campanha captura ilegal
Notícias
 
Associações da Serra da Estrela denunciam falta de transparência e participação no PRPNSE
 
Município do Sabugal renova protocolo com a ALDEIA até 2028
 
 

7 e 8 de Maio de 2011

A Horta da Aldeia

Duas Igrejas - Miranda do Douro - Escola Primária

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Destinatários  |  Alojamento  |  Apoios  |  Inscrição

O cultivo das hortas é uma prática ancestral. A horta tradicional em meio rural caracteriza-se pela produção para auto-consumo e subsistência, está pautada pelo uso de tecnologia simples recorrendo ainda em muitos casos à tracção animal, e cada vez em menor escala pelo uso de variedades locais.

O aparecimento de casas agrícolas com oferta de sementes híbridas tem levado a que os agricultores deixem de colher sementes das suas culturas em detrimento das variedades empacotadas. O desuso das variedades tradicionais bem adaptadas ao seu meio de origem tem vindo a conduzir à rápida erosão dos modelos de agricultura tradicional, bem como à perda de agrobiodiversidade.

Com a presente actividade pretendemos salientar a importância e função das variedades locais dentro dos modelos tradicionais de produção de alimentos, incentivando os participantes e a população local a recuperar hábitos de cultivo de variedades locais, bem como de recolha de sementes dessas variedades. Pretendemos ainda divulgar e valorizar o património local, os saberes e práticas tradicionais, incorporando e adaptando novos conhecimentos, contribuindo para a preservação da agrobiodiversidade e das tradições associadas ao contexto rural.

A presente actividade constitui um excelente pretexto para apreciar a paisagem primaveril do entorno rural e o mosaico de ocupação do território com as suas hortas, campos de cereal e lameiros bordeados de freixos, bem como contactar com a população local a sua cultura e tradições.


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org