www.aldeia.org | Actividades
Campanha captura ilegal
Notícias
 
Associações da Serra da Estrela denunciam falta de transparência e participação no PRPNSE
 
Município do Sabugal renova protocolo com a ALDEIA até 2028
 
 

24 a 26 de Setembro de 2010

Identificação, Biologia e Conservação de Aves de Rapina Nocturnas

Gouveia - Auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Destinatários  |  Alojamento  |  Apoios

As aves de rapina nocturnas são um grupo de aves que despertam sentimentos bastante contraditórios. Se por um lado, são associadas a mitos e maus presságios o que leva a uma injusta perseguição destas aves, por outro lado, algumas pessoas associam-nas a bons presságios e reconhecem a sua elevada importância na agricultura, sendo importantes aliados no combate a pragas de roedores e insectos.

A perseguição que as aves de rapina nocturnas sofreram por parte do Homem, juntamente com outros factores de “progresso” da sociedade moderna (desenvolvimento urbano, uso de agroquímicos, abandono agrícola, desflorestações, etc.), levaram a diminuições das populações da maior parte das espécies. O secretismo associado ao modo de vida destas aves tem sido um dos principais factores que levam ao desconhecimento generalizado, quer popular ou científico. Além disso, o crescente distanciamento das pessoas em relação à natureza, não deve ser corroborado pela comunidade científica, a quem cabe a tarefa de conhecer e dar a conhecer estas fantásticas aves. As aves de rapina nocturnas estão cada vez mais presentes, indirectamente, no quotidiano das pessoas, fruto de estratégias de marketing da sociedade consumista. Importa assim, informar e divulgar estas aves pela importância que têm no ecossistema, em algumas actividades humanas e na conservação da natureza em geral.

Neste sentido, a ALDEIA e o CERVAS, no âmbito do Projecto BARN, realizam este curso com os objectivos de consciencializar a comunidade em geral e a comunidade científica em particular, da importância de ampliar o conhecimento e a divulgação destas espécies.


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org