www.aldeia.org | Projectos | Conservação
Campanha captura ilegal
 
 

 

 



Projecto BARN

Gouveia - Parque Natural da Serra da Estrela

Conservação e Estudo da Distribuição e Ecologia das Aves de Rapinas Nocturnas
 
Apresentação  |  Informações  |  Apoios

O projecto BARN – Conservação e Estudo da Distribuição e Ecologia das Aves de Rapinas Nocturnas, é um projecto do CERVAS/ALDEIA. Sendo as aves de rapina nocturnas um dos grupos com maior número de ingressos no CERVAS como centro de recuperação, torna-se indispensável ter o máximo de informação possível sobre este grupo. Sendo esta informação tão escassa sobre as populações de aves de rapina nocturnas em Portugal, o CERVAS sentiu a necessidade de criar um projecto que visasse o estudo deste grupo, surgindo então no final de 2008 o projecto BARN.

O BARN tem como objectivo essencial aumentar o conhecimento deste grupo em Portugal e, consequentemente, na Europa. Numa primeira fase o BARN está a ser desenvolvido no concelho de Gouveia, mas tem como objectivo alargar a área de estudo para toda a zona da Serra da Estrela. As espécies alvo são as que ocupam habitats agrossilvopastoris, ou seja, Coruja-das-torres (Tyto alba), Mocho-galego (Athene noctua), Coruja-do-mato (Strix aluco) e Mocho-d’orelhas (Otus scops), sendo todas espécies protegidas e três delas encontram-se em declínio moderado na Europa.



Figura 1 - Espécies alvo do projecto BARN (da esquerda para a direita) Coruja-das-torres (Tyto alba), Mocho-galego (Athene noctua), Coruja-do-mato (Strix aluco) e Mocho-d’orelhas (Otus scops).

Os principais objectivos deste projecto são identificar e monitorizar os locais de presença e nidificação de aves de rapina nocturna, bem como potenciar a reprodução e fixação destas espécies através da colocação de caixas-ninho. Este último objectivo é bastante importante, tendo em conta que estas espécies não constroem ninhos, mas sim ocupam cavidades de árvores e de construções humanas (torres de igrejas, celeiros, casas abandonadas, etc.), que são cada vez mais raros devido à pressão humana. Para complementar todo o processo de conservação das aves de rapina nocturnas é necessário que a população em geral esteja sensibilizada e para isso o BARN tem uma forte componente de educação e sensibilização ambiental, com o intuito de suprimir mitos relacionados com as aves de rapina nocturnas e mostrar às populações locais a importância destas espécies no combate a pragas, nomeadamente, de roedores e insectos. Estão também previstos a realização de cursos e workshops permitindo também a divulgação do projecto dentro da comunidade científica e do público em geral, podendo captar novos investigadores interessados no estudo deste grupo de aves.

Aqui poderá consultar o balanço do primeiro ano do projecto BARN.


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org