www.aldeia.org | Actividades | Diversos
Campanha captura ilegal
 
 

27 de Junho de 2009

Apresentação Final do Projecto Saberes e Ambiente - Programa AGIRAmbiente 2008

Campo Maior - Centro Cultural

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Apoios

A questão ambiental deve ser tratada de forma global, considerando que a degradação ambiental é resultante de um processo social, determinado pelo modo como a sociedade se apropria e utiliza os recursos naturais. Nesta perspectiva, e integrado no Plano de Actividades do RAIA (Recanto Alentejano de Interpretação Ambiental), surge este projecto  “Saberes e Ambiente” de sensibilização e integração para o desenvolvimento cultural e ecológico destinado à população do concelho de Campo Maior, financiado pelo Programa AGIR-Ambiente promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e com apoio da empresa Cafés-Delta.

 

Pretende-se, com este projecto, promover a valorização pessoal e colectiva, a participação cívica, a troca de saberes, a aquisição de novas aprendizagens e o desenvolvimento continuado e útil de uma atitude mental desperta, cívica, crítica e interventiva no conjunto da sociedade.
Apresentam-se, assim, como objectivos deste projecto de acção: (1) Propor o conhecimento e a análise de temas nos domínios da conservação da natureza; (2) Orientar os diversos temas ambientais com vista à sua integração e contextualização nas tradições rurais locais; (3) Fomentar a memória pessoal e colectiva de modo a reforçar a organização e a conservação do património natural da comunidade campomariorense; (4) Promover as relações inter-geracionais numa lógica de partilha de aprendizagens e valores.
Visou-se com esta acção, através da criação de três grupos de três instituições distintas – Escola Secundária de Campo Maior, Centro Educativo Alice Nabeiro e Academia de Aprendizagem e Cultura (Universidade Sénior de Campo Maior) – e utilizou-se como ponto de partida os seus interesses relativamente à área da biologia da conservação, proporcionar o desenvolvimento de aptidões que permitam passar conhecimentos teóricos e práticos entre os grupos intervenientes, através de actividades regulares e pontuais.
A acção foi realizada em três partes distintas com temáticas diferentes para cada um dos três grupos especificos. Isto foi feito de modo a adequar as temáticas aos grupos, tendo em conta aspectos tais como a adequação aos curriculos, exigências do meio natural e potencialidades de interesse. As temáticas ficarão distribuídas da seguinte forma e ordem de trabalhos: Montados para as crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro, Meios Dulciaquícolas para o grupo da Escola Secundária e Áreas Cerealíferas (“Pseudo-estepes”) para os utentes da Universidade Sénior.
Cada grupo, de 9 a 14 pessoas, foi dividido em dois subgrupos. Estes seleccionaram um tema dentro da temática exposta, com o qual manifestaram maior interesse. As temáticas abordadas foram: Os Montados: Práticas rurais e biodiversidade; Meios dulciaquícolas: anfíbios e sua consevação em Campo Maior; e Áreas cerealíferas (“pseudo-estepes”) rotação de cereais, conservação e biodiversidade. Estes temas condutores das actividades, foram seleccionados sob o critério de abordar os elementos mais relevantes e acessíveis do património natural de Campo Maior. Estes demonstraram grande susceptibilidade relativamente ao potencial abandono e consequente deteorização das suas áreas. Foram abordadas a funcionalidade e estrutura das manchas e suas potencialidades económicas sustentáveis. Estas visam tanto a consciencialização do valor dos habitats como as potencialidades de desenvolvimento sustentável que proporcionam.
Será então realizada, dia 27 de Junho de 2009, uma apresentação com todos os trabalhos, com a exposição de trabalhos artesanais e brochuras temáticas para o público em geral.

 

Mais informações sobre este projecto em 
http://projectosaberesambiente.blogspot.com/ 


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org