www.aldeia.org | Actividades | Expedições e Passeios
Campanha captura ilegal
 
 

7 a 9 de Julho de 2006

Expedição: Líquenes do Rio Sabor

Rio Sabor

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Alojamento  |  Apoios

Os líquenes são organismos fantásticos que resultam da simbiose entre um fungo e uma ou mais algas ou cianobactérias. Num só líquen podem viver representantes de três reinos, dos seis em que estão representados os organismos vivos.

Apesar não ser conhecido o uso de líquenes na cultura popular portuguesa, eles foram utilizados noutros países por se acreditar que tinham propriedades farmacológicas ou como complemento alimentar ou para o fabrico de tintas. De facto, ainda nos dias de hoje as aplicações mais importantes dos líquenes ao nível industrial são a perfumaria e a farmacêutica, pois em algumas espécies foram encontradas substâncias que fixam os odores dos perfumes e noutras encontraram-se substâncias com propriedades antibióticas, antivirais, antinflamatórias e até antitumorais. Podem também ser utilizados para obter tintas naturais (que não danificam as fibras naturais), em culinária quer como alimento ou como aromatizantes e em decoração.

A sua importância ao nível ambiental deriva de serem uma importante fonte de alimento para animais ruminantes de zonas árcticas, por alguns deles fixarem azoto atmosférico e por servirem de abrigo e alimento a várias espécies de invertebrados. As suas qualidades não se ficam por aqui, sendo actualmente utilizados em estudos de datação de glaciares, de continuidade ecológica de florestas e de avaliação da deposição da poluição atmosférica, razão pela qual são mais conhecidos hoje em dia.

Venha com a ALDEIA conhecer um pouco do maravilhoso mundo dos líquenes, nos fabulosos cenários naturais do Rio Sabor!


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org