www.aldeia.org | Actividades | Cursos e Encontros
Campanha captura ilegal
 
 

19 e 20 de Abril de 2008

Curso: Introdução à Identificação de Orquídeas Silvestres Portuguesas

Macedo de Cavaleiros - Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Alojamento  |  Apoios

As orquídeas constituem um dos mais belos grupos de plantas e um dos maiores êxitos da evolução vegetal recente (20/30 milhões de anos). Apresentam estruturas morfológicas e anatómicas das mais especializadas do reino vegetal.

A sua diversidade é também extraordinária; cerca de vinte mil espécies e milhares de híbridos ocupam os mais diversos habitats. Contudo é nas regiões tropicais que a sua presença é mais acentuada. A identificação das orquidáceas é um trabalho difícil, pois muitos géneros são complexos.

A família das orquidáceas europeias, embora de flores menores, por isso, menos vistosas que as tropicais, não deixam de nos fascinar, sobretudo quando as descobrimos durante um passeio pelo campo. Esta é composta por mais de duzentas espécies. Em Portugal existem cerca de sessenta e cinco espécies, incluindo híbridos e variantes.

A destruição do seu habitat é a sua maior ameaça. Algumas espécies encontram-se seriamente ameaçadas de extinção, devido, não só ao seu reduzido número e ao crescimento demográfico, mas também, à deposição de resíduos domésticos e industrias, à extracção de inertes e à substituição da flora nativa por outras espécies.

Esta acção pretende também alertar a comunidade, para a preservação dos espaços naturais ou semi-naturais que ainda subsistem e deste modo, contribuir para a protecção desta espécie de notável fascínio.

DESCARREGAR FOLHETO:
(exterior / interior)


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org