www.aldeia.org | Actividades | Cursos e Encontros
Campanha captura ilegal
 
 

23 e 24 de Fevereiro de 2008

Curso de Líquenes como Bioindicadores de Poluição Atmosférica

Vimioso - Vale do Rio Sabor

ESGOTADO - VER INFORMAÇÕES
 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Destinatários  |  Alojamento  |  Apoios

Os líquenes são seres vivos muito simples caracterizados pela simbiose formada por um fungo e uma alga. Podem assumir-se sob diversas formas, cores e tamanhos, e colonizam os mais inóspitos habitats. Pelas suas propriedades antibióticas, antivirais e muitas outras, têm sido utilizados nos mais diversos sectores da indústria, como a farmacêutica e a perfumaria, em vastas áreas de investigação e mesmo na tinturaria e culinária. Outra utilidade de excelência reside nas suas características como bioindicadores, daí terem na actualidade um papel muito significativo em estudos de bioindicação e biomonitorização da qualidade atmosférica.

Diferentes espécies tem resistência distinta á poluição, pela sua vulnerabilidade às alterações ambientais, podem ser utilizados no auxílio á identificação de áreas merecedoras de estatuto de protecção. As espécies mais sensíveis têm tendência a desaparecer dos locais mais contaminados, assim, o mapeamento da biodiversidade de líquenes permite inferir da qualidade do ar numa região.

A biomonitorização permite pela via experimental avaliar a resposta dos organismos vivos à poluição com a vantagem de ter custos reduzidos. Assumindo a sua sensibilidade, a sua diversidade declina em áreas poluídas. Os métodos de biomonitorização permitem avaliar e verificar se certos limites e normas estabelecidas pela legislação, agências ambientais e órgãos de promoção da saúde e bem-estar humanos são efectivamente cumpridos.

Com este curso pretende-se dar a conhecer a ecologia destes peculiares seres, bem como a sua utilidade como bioindicadores, apresentando aos participantes os principais métodos utilizados nesta temática.

O curso tem previstas saídas de campo no Vale do Sabor, para identificação e interpretação de habitats naturais, onde os participantes poderão apreciar a paisagem característica do vale do rio Sabor, e contemplar o seu valor ecológico.


Links de interesse
http://www.anbg.gov.au/abrs/lichenlist/introduction.html  
http://www.biologie.uni-hamburg.de/checklists/lichens/portalpages/portalpage.htm  
http://www.ies.wisc.edu/nplichen/  
http://tolweb.org/tree?group=Fungi&contgroup=Eukaryotes  
http://gis.nacse.org/lichenair/#  
http://www.lichenology.info/cgi-bin/baseportal.pl?htx=atlas  
http://emuweb.fieldmuseum.org/botany/rlg/search_rlg.php  
http://www.lichen.com/biology.html  
http://www.botany.hawaii.edu/cpsu/endlich.html  
http://www.thebls.org.uk/  
http://internt.nhm.ac.uk/jdsml/nature-online/lichen-id-guide/index.dsml  
http://www.mycolog.com/fifthtoc.html  
http://www.uklichens.co.uk/  


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org