www.aldeia.org | Actividades | Cursos e Encontros
Campanha captura ilegal
 
 

8 de Outubro de 2016

Dias de Outono: Vindima Tradicional


 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Alojamento  |  Inscrição

A Associação ALDEIA em conjunto com a Associação Portuguesa de Tracção Animal - APTRAN irão desenvolver, ao longo do próximo ano (Outubro 2016 – Setembro 2017) um ciclo de atividades que acompanhem o calendário agrícola, nas suas mais variadas vertentes.

Pretende-se assim dar a conhecer e valorizar todas aquelas atividades agrícolas e florestais que ainda hoje fazem parte do quotidiano do Nordeste Transmontano e que representam um importante peso na economia familiar e da região, ao longo das várias estações do ano.

Esta interação com as populações locais e os participantes vindos de outras regiões permitirá sobretudo incentivar a continuidade de modelos de desenvolvimento que sejam compatíveis com a utilização racional e a preservação dos recursos existentes, assim como a manutenção da agrobiodiversidade.

Como primeira iniciativa deste ciclo de atividades realizar-se-á a Vindima tradicional no dia 8 de Outubro em Gimonde – Bragança.

 As vindimas são um marco da etnografia portuguesa, com o final do Verão a ser marcado por esta atividade agrícola. Esta tradição envolve muito mais do que a colheita das uvas, trata-se de uma celebração que reúne família e amigos num momento de partilha e convívio.

A ALDEIA e a APTRAN propõem assim a realização da vindima, onde se pretende conviver e aprender com os habitantes locais de Gimonde todo o conhecimento associado a este processo, mas também transmitir as técnicas associadas à tracção animal moderna - transporte a dorso e em veículos das uvas – como também outras técnicas inseparáveis da vindima, como seja o fabrico de cestos tradicionais, tão importante no processo de recolha das uvas.

Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org