www.aldeia.org | Actividades | Cursos e Encontros
Campanha captura ilegal
 
 

22 de Março de 2011

Jornadas Formativas: Captura e Manuseamento de Cágados Exóticos e Autóctones

Faro - Universidade do Algarve

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Destinatários  |  Apoios


A introdução de espécies exóticas é um dos principais problemas da conservação da biodiversidade. Na Europa, o caso das tartarugas aquáticas alóctones é especialmente preocupante para as espécies autóctones Emys orbicularis (cágado-de-carapaça-estriada) e Mauremys leprosa (cágado-mediterrâneo). 

Para reduzir este impacto pôs-se em marcha o projecto LIFE-Trachemys, co-financiado pela Comissão Europeia, para o seu desenvolvimento em 17 zonas húmidas da Generalidade Valenciana e Portugal. Os objectivos principais deste projecto são a diminuição da perda de biodiversidade aquática devido à presença de tartarugas exóticas, sobretudo de Trachemys scripta; a criação de uma estratégia de erradicação de populações selvagens de tartarugas exóticas invasoras; a conservação das populações actuais de anfíbios e tartarugas autóctones e a informação e sensibilização da sociedade para a problemática causada pela libertação de espécies exóticas na natureza e evitar esta prática tão habitual. 

Estando este projecto numa fase inicial surge a necessidade de formar técnicos e possíveis colaboradores. Neste sentido, decorrerá na Universidade de Faro, uma sessão formativa teórico-prática sobre esta temática, organizada pela Associação ALDEIA - RIAS.

 

 

 

 


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org