www.aldeia.org | Actividades | Cursos e Encontros
Campanha captura ilegal
 
 

18 de Abril de 2009

Workshop de Identificação e Ecologia de Anfíbios


 
Apresentação  |  Programa  |  Informações


Os anfíbios são elementos importantíssimos nas cadeias e teias ecológicas, principalmente como controladores de insectos e outros invertebrados, como presas, ou como predadores. No geral, são bons indicadores biológicos e ambientais, já que necessitam de um ecossistema equilibrado para manterem sua diversidade. No entanto, na actualidade, representam um dos grupos com maior percentagem de espécies com um estatuto desfavorável a nível da conservação.

Estudos com comunidades de anfíbios têm proporcionado um maior conhecimento da “ecologia de comunidades”. Por serem de fácil observação, estarem sempre associados a cursos de água ou charcos em pelo menos uma fase de suas vidas e se encontrarem em grande número na época reprodutiva. Estudos de comunidades de anfíbios têm contribuído com importantes informações acerca da distribuição espacial e temporal, predação, comunicação e alimentação, para a elaboração de modelos acerca da estruturação de comunidades em geral.

Com esta acção pretende-se dar uma perspectiva geral da biologia dos anfíbios, dando realce às espécies representadas na Península Ibérica. Abordam-se os aspectos relativos à biologia, ecologia,  biogeografia e conservação dos anfíbios.

Na componente prática será dada particular relevância à identificação taxonómica das espécies ocorrentes em Portugal e introduzir-se-ão os métodos de amostragem e as técnicas de monitorização apropriadas para os anfíbios.

 

FORMAÇÃO AMBIENTAL "Workshop de Identificação e Ecologia de Anfíbios" 
18 de Abril 2009 em Campo Maior

ACTIVIDADE OPCIONAL: Desporto de Aventura- Iniciação à canoagem/Percurso pedestre
19 de Abril de 2009 em Campo Maior, Barragem do Caia


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org