www.aldeia.org | Notícias
Campanha captura ilegal
 
 
23/03/2011
Workshop Det. Sexo&Idades Aves de Rapina em Centros de Recuperação
No passado fim-de-semana (19 e 20 de Março de 2011) realizou-se em Gouveia a primeira edição do Workshop de Determinação de Sexo e Idades de Aves de Rapina em Centros de Recuperação. Esta actividade organizada no âmbito do Projecto BARN do CERVAS/ALDEIA tinha como objectivos reunir e transmitir os conhecimentos e experiências adquiridas nos centros de recuperação sobre a determinação da idade e sexo em aves de rapina (diurnas e nocturnas) e assim dinamizar e promover a evolução do conhecimento existente em Portugal em relação a esta temática.

A determinação do sexo e idade em aves de rapina assume-se como uma tarefa imprescindível no trabalho dos centros de recuperação, não só pela elevada quantidade de animais que ingressam como pelo manancial de informação e de dados que a realidade dos centros de recuperação permite. Além disso, um melhor trabalho na recuperação destas aves exige que técnicos e colaboradores dos centros de recuperação adquiram o máximo de informação possível no que respeita a esta temática.

Nesta actividade estiveram presentes 12 participantes, sendo os formadores Ricardo Brandão, André Aguiar, Samuel Duarte, José Pereira, Daniela Costa e Lúcia Lopes.

No primeiro dia da actividade foi dado a conhecer aos participantes os aspectos gerais dos métodos de determinação de sexo e idades em aves de rapina e posteriormente foi abordado, para cada espécie, a forma de determinar o sexo e a idade.

No segundo dia, decorreu uma sessão prática de determinação do sexo e da idade das aves de rapina usando cadáveres. Pretendeu-se com esta sessão prática, que os participantes colocassem em prática os conhecimentos transmitidos no dia anterior.

Agradecemos a presença de todos os participantes e ainda o apoio do Parque Natural da Serra da Estrela/ICNB, Caixa Geral de Depósitos, Delta Cafés, Sumol-Compal - Águas da Serra da Estrela e Agrupamento de Escolas de Gouveia.

<Ver Imagens Aqui>


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org